Quarta, 24 de Fevereiro de 2021 23:59
[email protected]
Educação LITERATURA

Duas resenhas, duas opiniões sobre "Espelhos de Eva" (2019), da escritora Sharlene Serra

Convidados especiais

29/01/2021 12h25
80
Por: Mhario Lincoln Fonte: ML
Sharlene Serra
Sharlene Serra

ESPELHOS DE EVA/Sharlene Serra 

Uma dama imaginária que lê e vive sua noite de insônia com prazer entre o mosaico dos cacos d'algum espelho caído dentro da folha branca de papel onde se "phode" de tudo à luz da madrugada, cem velas, ao céu estrelado. A história de Bianka, o seu tio tarado, Maria Luiza "Malu" (Rainha ninfomaníaca), Bartolomeu e dona Angelina, sua esposa, mortos respectivamente por cancro e sexo, o Gomes, advogado machista e Vinicius (Vini que desposa o sonho mulher de Bianka). Tudo isso enquanto "Eva explode por amor e prazer contido na sua própria existência". Entre ficção e realidade, Eva, Rainha e Bianka são retalhos de uma só carne em fibra de mulheres diversas que aplaudimos de pé: Maria Firmina dos Reis, Nísia Augusta, Dandara, Tarsila do Amaral, Celina Viana, Maya Angelou, Maria da Penha, Cora Coralina, Chiquinha Gonzaga, Malala, Frida Khalo e a escritora Sharlene Serra... Entre tantas personalidades que desaguam no leito desse rio intitulado ESPELHOS DE EVA para trasforMar o mundo em mapa único, com a mão à nós homens estendida e disfarçada em forma de mulher e que deve virar filme para o bem comum de todas as nossas vidas, destaca-se ela. Essa mesma aí dentro de cada uma das muitas de vós, que gritam, uníssono, ser descendente de Eva...

 

Cineasta Luís Mário, São Luís-Maranhão

====================

Lindevânia e Sharlene.

Espelhos de Eva, da escritora Sharlene Serra

É uma metaficção. Também é um romance de aprendizagem, no qual acompanhamos o desenvolvimento de Bianka, de criança tímida e sexualmente abusada, a mulher adulta e senhora de si, formada no encontro com diversas mulheres que a inspiraram e a iluminaram em seus caminhos. Importante ressaltar que a autora, bastante preocupada com inclusão, nos apresenta uma multiplicidade de mulheres, com as quais cada leitora pode facilmente se identificar: jovem, idosa, com deficiência, heterossexual, lésbica, branca, negra, etc.

Como que para temperar tudo e exemplificar o poder da literatura ao adentrar em nossas vidas, acompanhamos Bianka pelos olhos de Eva, leitora atenta e curiosa que se deixar transformar pela experiência da personagem e vai além, usando os episódios que lê como disparadores para a procura de seus próprios caminhos e para a ampliação de seus horizontes. Eva expande sua experiência de leitura ao pesquisar, a partir do material lido, as vidas de outras mulheres e heroínas que contribuiram para a emancipação feminina.

O caminho erótico faz parte do crescimento de ambas as personagens e se trata sobretudo de um erotismo de si: do prazer de conhecer suas zonas de intensidades e gostar daquilo que se é para poder chegar ao outro.

É ao lado de Eva que nos postamos. Nós, leitoras e leitores que a temos como modelo e espelho, que lemos a historia de Eva que lê a história de Bianka. Se Eva aprendeu tanto sobre si e o mundo penetrando no mundo de Bianka, o que nós, que temos o privilégio duplo de acompanhar Bianka e Eva nesse rico universo criado por Sharlene Serra, não podemos aprender?

 

Lindevania Martins, Escritora 

Defensora Pública com atuação em vara de combate à violência contra mulher.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. 18° Máx. 26°

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (25/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 24°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta (26/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 23°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias