ESPELHOS DE EVA/Sharlene Serra
Uma dama imaginária que lê e vive sua noite de insônia com prazer entre o mosaico dos cacos d'algum espelho caído dentro da folha branca de papel onde se "phode" de tudo à luz da madrugada, cem velas, ao céu estrelado. A história de Bianka, o seu tio tarado, Maria Luiza "Malu" (Rainha ninfomaníaca), Bartolomeu e dona Angelina, sua esposa, mortos respectivamente por cancro e sexo, o Gomes, advogado machista e Vinicius (Vini que desposa o sonho mulher de Bianka). Tudo isso enquanto "Eva explode por amor e prazer contido na sua própria existência". Entre ficção e realidade, Eva, Rainha e Bianka são retalhos de uma só carne em fibra de mulheres diversas que aplaudimos de pé: Maria Firmina dos Reis, Nísia Augusta, Dandara, Tarsila do Amaral, Celina Viana, Maya Angelou, Maria da Penha, Cora Coralina, Chiquinha Gonzaga, Malala, Frida Khalo e a escritora Sharlene Serra... Entre tantas personalidades que desaguam no leito desse rio intitulado ESPELHOS DE EVA para trasforMar o mundo em mapa único, com a mão à nós homens estendida e disfarçada em forma de mulher e que deve virar filme para o bem comum de todas as nossas vidas, destaca-se ela. Essa mesma aí dentro de cada uma das muitas de vós, que gritam, uníssono, ser descendente de Eva...
Cineasta Luís Mário, São Luís-Maranhão
====================
Espelhos de Eva, da escritora Sharlene Serra
É uma metaficção. Também é um romance de aprendizagem, no qual acompanhamos o desenvolvimento de Bianka, de criança tímida e sexualmente abusada, a mulher adulta e senhora de si, formada no encontro com diversas mulheres que a inspiraram e a iluminaram em seus caminhos. Importante ressaltar que a autora, bastante preocupada com inclusão, nos apresenta uma multiplicidade de mulheres, com as quais cada leitora pode facilmente se identificar: jovem, idosa, com deficiência, heterossexual, lésbica, branca, negra, etc.
Como que para temperar tudo e exemplificar o poder da literatura ao adentrar em nossas vidas, acompanhamos Bianka pelos olhos de Eva, leitora atenta e curiosa que se deixar transformar pela experiência da personagem e vai além, usando os episódios que lê como disparadores para a procura de seus próprios caminhos e para a ampliação de seus horizontes. Eva expande sua experiência de leitura ao pesquisar, a partir do material lido, as vidas de outras mulheres e heroínas que contribuiram para a emancipação feminina.
O caminho erótico faz parte do crescimento de ambas as personagens e se trata sobretudo de um erotismo de si: do prazer de conhecer suas zonas de intensidades e gostar daquilo que se é para poder chegar ao outro.
É ao lado de Eva que nos postamos. Nós, leitoras e leitores que a temos como modelo e espelho, que lemos a historia de Eva que lê a história de Bianka. Se Eva aprendeu tanto sobre si e o mundo penetrando no mundo de Bianka, o que nós, que temos o privilégio duplo de acompanhar Bianka e Eva nesse rico universo criado por Sharlene Serra, não podemos aprender?
Lindevania Martins, Escritora
Defensora Pública com atuação em vara de combate à violência contra mulher.
Mín. 18° Máx. 26°
Mín. 17° Máx. 24°
Sol com muitas nuvens e chuvaMín. 16° Máx. 23°
Sol com muitas nuvens e chuva