Sábado, 06 de Março de 2021 03:03
[email protected]
Educação Volta às Aulas

Convidada. Maura Luza Frazão: "Uma realidade Alternativa"

"Hoje, depois de muito tempo..., meses, quase ano, voltei ao local do meu trabalho"

17/02/2021 14h49 Atualizada há 2 semanas
674
Por: Mhario Lincoln Fonte: Maura Luza Frazão
Maura Frazão
Maura Frazão

UMA REALIDADE ALTERNATIVA

Convidada: Maura Luza Frazão


Hoje, depois de muito tempo..., meses, quase ano, voltei ao local do meu trabalho. Uma pequena escola pública, na zona urbana da cidade onde resido. Foi bem estranho adentrar aquele espaço que normalmente é bastante agitado pelo barulho dos alunos, professores e toda a comunidade escolar. Deprimente observar aquele silêncio desolador, uma sensação de perda me envolveu. Parei por um momento, olhei ao redor e segui para a sala dos professores.

A pandemia trouxe mudanças às práticas pedagógicas, obrigando o professor a reinventar-se, um “NOVO NORMAL”, se descortinou à frente de todos, semelhante a uma realidade de filmes de ficção científica, onde a palavra vírus, cepa, IFA, vacina, máscara, placebo, agora fazem parte das conversas do cotidiano, e logo precisaram ser incluídas aos conteúdos ministrados em salas de aulas, não as salas comuns e sim ambientes virtuais, as necessárias aulas remotas.

Google

Atualmente, todos estão envolvidos com o encerramento do ano letivo de 2020, atentando a cada detalhe, aparando as arestas, para enfim, virar a página do calendário escolar de um ano atípico e catastrófico. A pandemia continua avançando, apesar do otimismo de alguns, o medo de infecção pelo COVID-19 ainda é aterrador, alguns tentam se esconder negando essa situação. A vacina, que é o sonho de consumo mais caro, ainda faz parte das "possibilidades". Os professores que deveriam estar no topo da lista, estão inseridos no quarto e último grupo.

Assim, a educação pública brasileira mais uma vez ficará em segundo, terceiro, quarto, quiçá em apenas "possibilidades". Infelizmente, as instituições educacionais públicas ainda não estão equipadas adequadamente para receber seu público alvo. Ao educador, cabe exercer o papel de Poliana, colocando em ação "o famoso jogo do contente", saindo de casa para enfrentar seu fazer pedagógico munido de máscara e álcool em gel, uma missão onde o famoso distanciamento acaba ficando relegado ao modelo de prevenção e proteção apenas ideário.

 

Maura Luza Frazão

28 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba - PR
Atualizado às 02h44 - Fonte: Climatempo
17°
Nevoeiro

Mín. 16° Máx. 25°

17° Sensação
6 km/h Vento
100% Umidade do ar
90% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (07/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 23°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (08/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias