Quinta, 15 de Abril de 2021 02:08
[email protected]
Educação Maranhenses

Linda Barros escreve texto no "Jornal do Maranhão", sobre o jornalista Mhario Lincoln

Mhario Lincoln é o presidente da Academia Poética Brasileira.

16/03/2021 11h53 Atualizada há 4 semanas
1.157
Por: Mhario Lincoln Fonte: Linda Barros.
Linda Barros
Linda Barros

MHARIO LINCOLN EM TODAS AS LETRAS

Linda Barros. Professora e Atriz

  Ultrapassando os percalços da vida, é possível se chegar onde se quer, com a força do trabalho e o empenho de almejar aquilo que mais se deseja. Assim é a vida de Mhario Lincoln, esse ilustre maranhense, hoje radicado em Curitiba – PR. Mhario já percorreu (quase) todos os caminhos possíveis e com muito louvor alcançou um patamar, uma carreira consolidada entre o jornalismo e a literatura.

Mhario Lincoln é advogado, auditor fiscal aposentado, poeta, jornalista e escritor. É também mais uma riqueza nascido na terra de grandes nomes como Nauro Machado, José Neres, Ferreira Gullar, Ricardo Leão, entre tantos nomes, a nossa incansável Ilha Rebelde, São Luís, e, como todos esses outros autores, Mhario Lincoln tem uma carreira consolidada, trabalhou durante mais de quatro décadas como jornalista profissional em jornais e TV de nossa cidade, entre eles, o SBT/Difusora. É Comendador no grau de Cavaleiro, título conferido pelo Governo do Estado do Maranhão, por seus feitos, foi também condecorado pela Maçonaria do Rio de Janeiro, como colaborador. É Embaixador Universal da Paz.

Sua carreira literária é vasta. Integrou importante grupo poético que se apresentou no "Paço da Liberdade", prédio histórico de Curitiba-PR,  promovido pelos intelectuais Silvana Mello (paranaense) e Osmarosman Aedo (soteropolitano), Sarau esse que lhe rendeu a primeira amostra pública e oficial de suas obras poéticas, além de lançá-lo também,  como produtor literário no Paraná; escreveu INA - a Violação do Sagrado, primeiro livro físico do autor, também lançado no formato e-book, numa época rara para esse tipo de publicação, na década de 90. Possui dois romances a serem publicados; O Maria CelestAmor Divino Amor (este, título provisório); tem um livro que reúne suas crônicas na imprensa maranhense Mhario Lincoln em Preto e Branco, trabalho esse que deu origem à tese de doutorado A Evolução da Coluna Social,  apresentada em São Paulo, pelo sociólogo e professor paulistano Ferreira de Athayde. Mhario também teve experiência no gênero da Literatura Fantástica, escrevendo as HQ's: Vampiros de Areia, O Segredo das Galerias do Ribeirão; e A Morte de Mariquinhas. Tem ainda um inédito de Ficção Científica, com título de Os Bastidores do ET de Varginha e uma peça de teatro Monólogo da Caverna em Dois Atos e Lagarta com Chapéu de Dedal, baseada em poema épico do autor. Mais recentemente, publicou o livro de poema A Bula dos Sete Pecados. Mas, anteriormente, também havia publicado, Guia do Extraordinário Poético no Twitter e Segredos Poéticos (este com uma segunda edição especial para colorir).

Mhario Lincoln

Na área de direito, que o levou a integrar a Academia Maranhense de Letras Jurídicas, como sócio fundador, tem duas obras publicadas: Acumulações Remuneradas de Cargos e Funções Públicas e Inviabilidade das Comissões Permanentes de Inquérito. É também presidente da Academia Poética Brasileira, é ainda membro-correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão. Foi colunista no Jornal Pequeno (matutino de grande circulação e importância política no Estado), entre os anos 1999 a 2001, espaço no qual falava de política, economia, curiosidades, cinema, literatura e arte em geral.

Hoje Mhario Lincoln está revolucionando as plataformas digitais, onde comanda o facetubes.com.br, uma revista eletrônica que possui colaboradores e leitores do mundo inteiro. Nessa mesma página também, o público tem acesso à vídeosTV, podcasts, enaltecendo sempre a cultura maranhense. O poeta é ainda músico, tem Cd’s; um instrumental (Baixada), e outro vocalizado. Tem parcerias com grandes músicos maranhenses como, Rogeryo du Maranhão e Chiquinho França.

 

O autor de A Bula dos Sete Pecados, com certeza percorreu caminhos tortuosos até chegar ao mais alto nível de uma carreira consolidada entrando em várias vertentes do mundo intelectual, pois na linearidade da vida às vezes é preciso ter força, convicção e perseverança de onde se quer chegar, aliado a muito trabalho, muita luta, num caminho que nem sempre é visto ou notado.

--------------------------

Para adquirir o livro A BULA DOS SETE PECADOS

Acesse o link da editora:https://palavraeverso.lojaintegrada.com.br/a-bula-dos-sete-pecados 

-------------------------

O "Jornal do Maranhão", onde foi publicado originalmente esse mesmo texto da escritora LINDA BARROS.

Capa.

 

Presidente: Dom José Belisário da Silva

Diretor geral e jornalista responsável:

Padre Gutemberg Feitosa (DRT 1501-MA)

Endereço: Av. Pedro II, S/N, Centro

Telefone: (98) 3313-4161

Produção de Conteúdo: Catirina Conteúdo

Diagramação: Catirina Conteúdo

Impressão: Nossagráfica

Tiragem: 5.000 exemplares

[email protected]

Conselho Editorial:

Diácono Renato Fontoura, professor Mário

Cella e padre Jadson Borba.

Direção comercial:

Domiciana Fonseca

Telefones:

(98) 9 8881-8140 | (98) 9 8297-0100

[email protected]  

 

 



18 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba - PR
Atualizado às 01h54 - Fonte: Climatempo
15°
Chuvisco

Mín. 12° Máx. 21°

15° Sensação
6 km/h Vento
94% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (16/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Sábado (17/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 23°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias