Quarta, 16 de Julho de 2025
7°C 22°C
Curitiba, PR
Publicidade

Luciah Lopez, da Academia Poética Brasileira, escreve “Peregrinação”, prosa poética

Um texto de excelente qualidade.

Mhario Lincoln
Por: Mhario Lincoln Fonte: Luciah Lopez
14/06/2025 às 22h54 Atualizada em 14/06/2025 às 23h49
Luciah Lopez, da Academia Poética Brasileira, escreve “Peregrinação”, prosa poética
capa

Abaixo, um dos vídeos que tive muito prazer em fazer. Especialmente pela excelente prosa poético de nossa confreira Luciah Lopez.

Veja também o que o pensador e filósofo Júlio Mourão D'ávila falou sobre o vídeo: "Caro Mhario. Permita-me dizer que o texto dessa moça é surpreendentemente lindo. Emocionante.  Permita-me, ainda, confessar que enxerguei, em alguns momentos, a poderosa Hilda Hilst. Obrigado pelo envio, distinto Mhario Lincoln (....)". Grato Júlio por sua apreciação. Confio muito no que vc escreve e fala.

Eu, por mim, digo: parabéns Luciah Lopez. Um texto efervescente. Iluminado. Intenso, com um final surpreendente, sem perder a ternura e a lembrança de sua doce mãe. Beijos. Grande abraço. Volta sempre.

À propósito, eis o prefácio que escrevi para seu primeiro livro físico:

À GUISA DE PREFÁCIO

(a palavra nua)

(*) Mhario Lincoln

Poesia não é ilusão. Se assim fosse, seria mágica. A poesia é sentimento. Por isso a emoção. Faz chorar, rir e sentir. Eis o milagre daqueles que realmente sabem escrever poesia. Aliás, escrever, não! Debulhar a alma. E isso, cara Luciah Lopez, você sabe fazer como ninguém. Um rápido exemplo neste livro de estreia: "Toda palavra branca é nua...", isto é, palavra nua, não tem nem cheiro de poesia, equivalendo mais a uma prosa ou narrativa. Por isso, confesso que me encanta ler sua obra, agora reunida neste livro.

Encanta-me a solidez do mote. A linha performática, até, com a qual você vai tecendo o tijolo poético, sob o prelo do conhecimento prático. Teus poemas me obrigam à lucidez interpretativa. Essa é a vantagem de traduzir um insight simples, quase comum, sem rimas lógicas ou perceptíveis, mas com espectro profundamente desestrutural.

Note-se: "Um dia que não amanheceu/E uma noite que não se desfez da escuridão". Isso significa que o verso bem elaborado não precisa de técnica, nem escolas, nem sofrimentos. Todavia, não deve ser uma palavra nua.

Essa é a grande diferença em sua bela obra. Incitado e excita o leitor pela condução poética, a fim de que ele possa construir seu enredo contemplativo, numa hermenêutica de passo a passo, sob o desenrolar do fluxo versicular, tirando desse, a maioria das sensações que a alma de quem lê possa disponibilizar naquele momento.

Isso é um fenômeno clássico. E como diz Antoine de Saint-Exupéry: "A verdade não é, de modo algum, aquilo que se demonstra, mas aquilo que se simplifica". Eis o segredo desta maravilhosa obra.

Então, Luciah, na mosca!.

Jornalista Mhario Lincoln

Crítico literário e presidente da Academia Poética Brasileira.

 

O VÍDEO: Peregrinação

">

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Joema CarvalhoHá 4 anos CuritibaLindo Luciah! Abraço!
Lucia MarqueHá 4 anos Santa BarbaraSIMPLESMENTE MARAVILHOSO TUDO. TEXTO POEMA VÍDEO E CORAÇAO.
Lucas Hernani (VSFILMES)Há 4 anos Belo HorizonteLuciah cê me envolve com tanta percepção linguística, cercada de acessórios interpretativos viscerais que é impossivel não se emocionar com tão puro, duro e eclético texto/poema. Ao Mhario (não conhecia esse lado cinematográfico dele) peço a benção. Até antes de ver esse trabalho me achava "editor ". Tenho muito que aprender.
Roger DageerreHá 4 anos São José de Ribamar - MaranhãoLuciah Lopes, que bela peregrinação. É privilégio poder acompanhar cada passo com emoção. Relatar as lembranças da sua mãe é como fazer uma oração. Parabéns para Luciah e Mhário.
Luciah Lopez Há 4 anos Curitiba/PRMhario, me sinto lisonjeada com as demonstrações de carinho recebidas. Seu apoio foi, e é muito imp ortante na minha "incursão" pela poesia. Talvez não existam palavras suficientes e significativa que me permitam agradecer a você. Mas com todo carinho e admiração, de coração eu agradeço.
Mostrar mais comentários
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias