Segunda, 27 de Julho de 2026 05:17
(xx) xxxxx-xxxx
Brasil FESTA NA AMLJ

Academia Maranhense de Letras Jurídicas chega aos 40 anos com legado fortalecido

Com Júlio Moreira e agora com Luís Augusto Guterres, a AMLJ reafirma seu papel de memória, cultura jurídica e diálogo público.

03/03/2026 17h16 Atualizada há 5 meses atrás
Por: Mhario Lincoln Fonte: Editoria de Filosofia e Direito, da Plataforma Nacional do Facetubes
Foto original do texto;
Foto original do texto;

Editoria de Filosofia e Direito, da Plataforma Nacional do Facetubes

Foto: Paulo Velten, Roberto Veloso e James Magno (desembargadores), Carlos Nina e José Antônio Almeida (ex-presidentes da OAB) e o advogado Júlio Gomes (ex-presidente AMLJ), em momento especial após a eleição para a presidência da Academia Maranhense de Letras Jurídicas.

A Academia Maranhense de Letras Jurídicas alcança seus 40 anos em momento de rara maturidade institucional. Fundada em 22 de fevereiro de 1986, na então sede da OAB no Maranhão, a entidade atravessa quatro décadas preservando a tradição da palavra jurídica e, ao mesmo tempo, abrindo espaço para a renovação de ideias, quadros e linguagens. A recente transmissão da presidência para o advogado Luís Augusto Guterres, após três gestões consecutivas de Júlio Moreira Gomes Filho, simboliza união qualificada, assentada em memória, prestígio e visão pública da cultura jurídica.

Continua após a publicidade

O saldo do ciclo liderado por Júlio Moreira é expressivo. A AMLJ ampliou sua presença institucional, fortaleceu a divulgação de sua produção acadêmica, consolidou marcas de identidade histórica e reafirmou o valor da literatura jurídica como bem cultural acessível à sociedade. Nesse percurso, a Academia ganhou mais visibilidade, reforçou sua revista institucional e aprofundou sua inserção no debate contemporâneo, sem perder o vínculo com a tradição que a distingue no Maranhão.

 

É justo reconhecer, com ênfase, o brilho de duas lideranças que entenderam a Academia para além do rito e da solenidade. Por isso, Júlio Moreira e Luís Augusto Guterres, ao lado da diretoria, estarão juntos na sustentação da harmonia da classe cada vez mais necessária, mostrando que a obra jurídica do Maranhão não deve permanecer fechada em gabinetes, mas circular como patrimônio vivo de reflexão, civilidade e formação coletiva.

Aos 40 anos, a AMLJ não celebra apenas uma idade redonda. Celebra uma presença. E presença, nesse caso, significa permanência com utilidade pública, fidelidade à memória dos juristas que a ergueram e coragem para seguir dialogando com o presente. Quando uma instituição jurídica consegue preservar seu acervo moral, estimular pensamento crítico e fazer da palavra um elo entre saber e sociedade, ela deixa de ser apenas uma academia: torna-se referência. E é exatamente esse o lugar que a Academia Maranhense de Letras Jurídicas, renovada e fortalecida, volta a confirmar.

Na opinião do advogado e membro-fundador da AMLJ, (autor de "Acumulações Remuneradas de Cargos e Funções Públicas"), além do histórico guia ("Teoria e Prática do Inquerido Administrativo"), Mhario Lincoln, que também teve apoio do Dr. Luis Augusto Guterres, quando do relançamento do livro "Ina - A Violação do sagrado" pela Sociedade Amigos da Marinha, ouvido pela editoria, disse com propriedade:  "Júlio Moreira soube conduzir a casa com equilíbrio, inteligência administrativa e senso de missão. Luís Augusto Guterres, por sua vez, assume cercado de expectativa positiva, por representar serenidade, densidade jurídica e compromisso com a continuidade de um trabalho que aproximou a produção intelectual maranhense da comunidade local e brasileira. Então, desejo muito sucesso a essa nova administração da Casa".

Resta ao Facetubes deseja muita sorte, colocando esta 49ª Plataforma de Informação virtual do Brasil (Analytics) à disposição da entidade.

Continua após a publicidade

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Socorro Guterres Há 5 meses atrásNatal/ RNParabéns a Luís Augusto Guterres (meu irmão) por essa brilhante conquista e sucesso na nova administração da Academia Maranhense de Letras Jurídicas.
Mostrar mais comentários
Curitiba, PR
Atualizado às 03h01
12°
Tempo limpo

Mín. 12° Máx. 23°

12° Sensação
1.29 km/h Vento
94% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/07)

Mín. 13° Máx. 26°

Tempo limpo
Quarta (29/07)

Mín. 16° Máx. 27°

Tempo limpo
Ele1 - Criar site de notícias