Terça, 23 de Junho de 2026 15:28
(xx) xxxxx-xxxx
Galeria de fotos 1 foto

SEU DEMÉTRIO E DONA ARMÍNIA, novo texto de Joema Carvalho

26/04/2021 20h34
Por: Mhario Lincoln

SEU DEMÉTRIO E DONA ARMÍNIA

Joema Carvalho

- Va la fora menino, bata palma e mande aquele índio velho parar de espantar as galinhas. Fale para ele ir embora”.

Eu fui. Era pequeno, deveria ter uns 5 anos. Não havia índio Depois que fiz o que a Dona Armínia mandou, minha avó, as galinhas se acalmaram.

Todo o final de tarde, ela sentava no terreiro, nos fundos da casa dela para pitar cachimbo.

Seu Demétrio era seu companheiro, um negro velho criado em senzala. Esta rotina não o incomodava. Aproveitava para incorporar os tambores de algum momento. Sentir as cores fortes em tons de marrom, amarelo, vermelho e rosa de Iansã. Observar no ar o cheiro do cachimbo, da mulher e da fogueira.

A vida seguia, no movimento do vento forte, com a proteção dos que já foram.

 

 

Poema do livro Luas & Hormônios, versão digital editada pelo selo Marinas Edições (2020), disponível na Amazon) e impressa editada pela Secretaria do Estado da Cultura do Estado do Paraná (2010).

 Contato:

https://joemacarvalholiteratura.blogspot.com/

https://www.instagram.com/joemacarvalho/

https://web.facebook.com/luasehormonios

Livro da autora

https://www.amazon.com.br/Luas-Horm%C3%B4nios-Joema-Carvalho-ebook/dp/B08P1Z987P

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
RosaneHá 4 anos atrásRio de Janeiro RJLindo texto! Deu vontade de conhecer Demétrio e Armínia.
Joema CarvalhoHá 5 anos atrásCURITIBAMuito especial quando o que escrevo toca quem lê. Grata Marta e Amo Poetar.
Amo Poetar Há 5 anos atrásCuritiba A poesia é algo mágico, indefinível, quando toca nossa mais profunda e escondida corda de nossa alma. Ameiiiiiiiiiii
Marta SillasHá 5 anos atrásCuritiba PRESPETACULAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Meu Deus quanta sensibilidade.....
Mostrar mais comentários
Curitiba, PR
Atualizado às 13h01
11°
Chuvas esparsas

Mín. Máx. 16°

10° Sensação
1.53 km/h Vento
86% Umidade do ar
84% (0.8mm) Chance de chuva
Amanhã (24/06)

Mín. Máx. 12°

Chuvas esparsas
Quinta (25/06)

Mín. Máx. 14°

Tempo nublado
Ele1 - Criar site de notícias