Domingo, 25 de Julho de 2021 08:58
[email protected]
Educação De: Pedro Sampaio

Mhario Lincoln analisa o trabalho "Os 12 Apóstolos da Ciência que serviram a Humanidade"

Trabalhos originais na Linguagem de Cordel do poeta caucaiense PEDRO SAMPAIO

15/07/2021 12h19 Atualizada há 1 semana
645
Por: Mhario Lincoln Fonte: Divulgação
Livretos
Livretos

OS DOZE APÓSTOLOS QUE SERVIRAM A HUMANIDADE

*Mhario Lincoln

Todos os apóstolos, segundo a fé cristã, foram pessoas enviadas e tiveram um significado importante na transformação do mundo. Os mais tradicionais estudiosos do Cristo, afirmam que foram 12 os apóstolos que acompanharam Jesus e tinham intimidade com Ele. Sabemos de cor e salteado o nome deles: Simão (Pedro), André, Tiago (filho de Zebedeu), João, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Tiago (filho de Alfeu), Tadeu (Judas), Simão (o zelote) e Judas Iscariotes.

Há quem acredite, todavia, que hoje somos milhões de apóstolos. Por isso o poeta, escritor e repentista cearense Pedro Sampaio, membro da Academia Poética Brasileira, teve a brilhante ideia de, pelo menos, acercar-se de outros 12 apóstolos que também contribuíram – e muito – com a Humanidade: Darwin, Aristóteles, Pasteur, Kepler, Newton, Galileu, Curie, Copérnico, Freud, Tesla, Einstein e Lavoisier.

Uma inspiração excepcional – fora da casinha e fora do contexto 'mêsmico' – fato que eu considero de uma originalidade incomensurável. Primeiro porque realmente são nomes escolhidos à pontad’edos, cujas contribuições são milimetricamente reconhecidas em cada pedacinho deste Planeta Terra. Segundo, por uma outra genialidade: falar desses homens sagrados através do mote mais original do nosso Nordeste: a literatura de cordel.

Apego-me a Nicola Tesla – como exemplo – a cabeça pensante quando se fala num grande passo para a modernidade. O sistema de fornecimento de eletricidade em corrente alternada. Deveras esquecido por muitos, foi, com propriedade, lembrado por Pedro Sampaio, dessa forma: “(...) Sua transmissão sem fios/ Gera a radiofusão/ Maior tento da história/ Para a comunicação? Onde tem rádio ligado/ Tesla tem que se lembrado/ Por tão sublime criação (...)”.

Veja que criatividade e originalidade essa ‘caba da peste’ do Pedro Sampaio têm. Homem simples, mas rico em reconhecimento nacional, dono de uma verve radiofônica e de uma cabeça com invejáveis biocondutores sísmicos únicos. Todos sabem que numa pessoa comum, acontecem milhões de sinapses diariamente. Mas em Sampaio, essa troca de energia entre os neurônios dele, é um bilhão de vezes mais dinâmica. Só ele para transformar parte da história da Humanidade em Cordel, tornando esse trabalho, aparentemente simples, em uma imensa oportunidade de ensinar, através de algo melódico e de fácil absorção toda uma enciclopédia ‘Barsa’, em livrinhos que não ultrapassam 30 páginas, fato que tem se seguido à pedidos para que esse trabalho componha Bibliotecas Públicas e entre nos currículos educacionais do país.

Mhario Lincoln e Pedro Sampaio.

Pedro Sampaio passa para a história com aplausos. Ficará na galeria dos heróis da criação e da modernidade do ensino. Desta forma, os livretos intitulados “Os 12 Apóstolos da Ciência que serviram a humanidade”, seguem o mesmo rumo de uma das septilhas do Cordel de Lavoisier, ou seja, “(...). Com ele a química ganhou/ Um tratado elementar/ Pra facilitar os nomes/ E valores a agregar/ Com identificação/ E cada formulação/ Sendo fácil de lembrar (...)”. Pura verdade!

Destarte, torno-me fã incondicional desse emérito trabalho de Pedro Sampaio, como bem escreveu o mestre Naum (radialista, poeta, repentista e escritor) sobre ele: ”(...). Pensou em pensar pensando/Em quem pensando cresceu/ Pediu vaga na cadeira/ Que estava Ptolomeu/ Forrou-a de Alfarrábios/ Resolveu falar nos sábios/ E o trabalho aconteceu (...)”.

*Mhario Lincoln é presidente da Academia Poética Brasileira.

------------------------------------------------

Depoimento do jornalista Paulo Sérgio Cordeiro.

"OS DOZE APÓSTOLOS DA CIÊNCIA" em cordel, do poeta caucaiense Pedro Sampaio é reconhecido pelo presidente da ABLC-Academia Brasileira de Literatura de Cordel, Gonçalo Ferreira da Silva, o qual tem obra aclamada em congressos da ONU.

">

 

29 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba - PR
Atualizado às 08h53 - Fonte: Climatempo
12°
Alguma nebulosidade

Mín. 10° Máx. 25°

12° Sensação
6 km/h Vento
71% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Terça (27/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias