Domingo, 25 de Julho de 2021 10:38
[email protected]
Educação Convidados

Especial Linda Barros, professora, Atriz e Membro da Academia Poética Brasileira

Josimael Caldas: a voz do teatro

16/07/2021 17h41 Atualizada há 7 dias
532
Por: Mhario Lincoln Fonte: Linda Barros.
capa
capa

Josimael Caldas: a voz do teatro

Linda Barros, professora, Atriz e Membro da Academia Poética Brasileira

  Dizer que o Maranhão e mais especificamente, São Luis, é rico e fértil, é reafirmar sempre o óbvio. No entanto, faz-se necessário expandir essas informações para quando se falar em riquezas culturais, não recorrer a nomes já consagrados como, Ferreira Gullar, Josué Montello, Gonçalves Dias, etc. É preciso e fundamentalmente necessário desbravar outros caminhos. A maioria dos grandes talentos que temos é oriunda de cidades do interior maranhense, que atravessaram o Estreito dos Mosquitos e aqui (na capital) chegaram e brilharam e brilham até hoje.

       Abrindo nosso leque de riquezas e talentos, encontramos esse, que veio como que na cauda de um cometa espalhando seu brilho reluzente pelos céus da capital ludovicense: Josimael Pinheiro Caldas. De um timbre de voz inconfundível, Josimael Caldas é multi talentos,  é um verdadeiro artista: professor de artes cênicas, ator, diretor teatral, animador, cantor, locutor e produtor cultural.

       Mesmo formado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão, o filho de seu Flaviano Rosa Caldas e dona Benedita Farias Caldas, Josimael Caldas, desde muito cedo, já despertava dentro de si o gosto pelas artes. Foi na pequena comunidade de Rampa, lugarejo da cidade natal Umberto de Campos, que o pequeno Josimael já internalizava o gosto pelas artes. Desses primeiros passos, o garoto já aparecia nas peças teatrais da escola, levando-o a um caminho sem volta no mundo das artes cênicas.

       E quando o universo conspira com sua vontade interior, não tem outra saída, a não ser, seguir o curso que a vida lhe reserva: atuar, interpretar, dirigir e ensinar um pouco ou o mundo do talento que lhe foi transmitido.

       Com uma carreira consolidada, Josimael Caldas, desde 2017, é membro da Academia Atheniense de Letras e Artes, ocupando a cadeira de número 10 e tendo como patrono, o conterrâneo, jornalista, contista e escritor Humberto de Campos, autor de O Monstro e outros contos, À sombra das tamareiras, Poesias completas, etc. O público maranhense deve se recordar de Josimael representando o estado em vários festivais nacionais como em São Luis, Teresina, Fortaleza, Recife, João Pessoa, Belém, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e Brasília.

       Pelos palcos da capital maranhense, Josimael Caldas começou a despontar na década de 1970, como estudante do Centro Educacional do Maranhão – CEMA, tendo então, uma grande consciência da importância do teatro em sua vida, o que o levou ao colégio Universitário e a participar do grupo Novo Semente, coordenada pela atriz Lúcia Nascimento. Em 1983 recebeu o prêmio de melhor ator no espetáculo “Velório Carnavalesco”

Linda Barros.

Participou do teatro experimental do Maranhão, sob a direção do professor e Mestre Reynaldo Faray. Sua bagagem curricular é muito vasta: como professor de teatro e arte passou por vários estabelecimentos de ensino na nossa capital. Teve o grande privilégio de cursar direção teatral com o magistral ator Nelson Xavier, inspiração para muitos outros artistas da nova geração.

       Um bom e verdadeiro artista já nasce com a capacidade e o dom de atuar, mas o fazer ator/ou atriz não se faz sozinho, é preciso muito estudo, muita pesquisa, muita leitura. Foi o que fez o locutor de voz inconfundível Josimael Caldas, capacitou-se para chegar onde está hoje: Cursou capacitação em projetos culturais pela fundação Getúlio Vargas, foi coordenador dos projetos teatrais FORMARTE e drama criado pelo governo federal, coordenou o grupo de teatro infantil “Alegria do Desterro”, foi diretor do museu de paramentos eclesiásticos da Igreja do Desterro. Com uma vida profissional incansável, o ator também já passou por diversos órgãos na capital, foi coordenador e integra a gestão de cultura do SESI DR/MA

Josimael Caldas.

Infelizmente, não só no nosso estado, mas em outros lugares, não se vive só de arte, é preciso correr literalmente em outras direções, foi o que fez o nosso emblemático animador e produtor cultural. Hoje, ele está no perfil artístico e cultural do maranhão, é funcionário da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo – SECMA, ministra cursos de teatro nos municípios maranhenses e escreve e realiza espetáculos teatrais temáticos nas indústrias maranhenses. Já participou de inúmeros espetáculos: Ilha Prosperidade – ator – grupo Nova Semente; Velório carnavalesco; Uma visita de cerimônia (todos esses, com o grupo Nova Semente). Outros espetáculos também fazem parte do currículo do ator: A bela aborrecida e Ramiro, o vampiro apaixonado; O Anjo Calminho; Auto Maranhão de natal; entre tantos outros numerosos espetáculos. Passou por várias companhias de teatro; COTEATRO, LABORARTE, FETEMA, CACEM, COMARTE, todas consagradas em nossa cidade.

       O multifacetado Josimael Caldas já brilhou também nas telonas da sétima arte, participou do curta-metragem “Opus Incertum” do longa-metragem “Muleque té Doido – Mais doido ainda” de Erlanes Duarte´ e também está  no elenco do longa-metragem “O homem que namorou a lua” de Hill Frazão,  que está em fase final de produção.

       E na cauda deste cometa chamado Josimael Caldas, a cultura maranhense só tem a agradecer pelo esplendor de seus trabalhos.

5 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba - PR
Atualizado às 10h35 - Fonte: Climatempo
20°
Alguma nebulosidade

Mín. 10° Máx. 25°

20° Sensação
19 km/h Vento
43% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Terça (27/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias