Sexta, 15 de Outubro de 2021
18°

Chuva fraca

Curitiba - PR

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão de Seguridade discute criação do cria o Dia Nacional da Fenilcetonúria

Divulgação/Prefeitura de Belo Horizonte A fenilcetonúria pode ser diagnosticada precocemente pelo teste do pezinho A Comissão de Seguridade Socia...

01/10/2021 às 16h05
Por: Mhario Lincoln Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
A fenilcetonúria pode ser diagnosticada precocemente pelo teste do pezinho - (Foto: Divulgação/Prefeitura de Belo Horizonte)
A fenilcetonúria pode ser diagnosticada precocemente pelo teste do pezinho - (Foto: Divulgação/Prefeitura de Belo Horizonte)

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados reúne-se na próxima quinta-feira (7) para discutir o Projeto de Lei 7/20, da deputada Carla Zambelli (PSL-SP), que cria o Dia Nacional da Fenilcetonúria.

A fenilcetonu?ria é uma doença genérica rara que causa a deficiência de uma enzima hepática. A doença, que pode ser detectada com o teste do pezinho, não tem cura e seu tratamento é feito por meio de dieta, evitando o consumo de alimentos ricos em fenilalanina, que a pessoa com fenilcetonu?ria na?o consegue metabolizar.

Foram convidados para discutir o assunto com os parlamentares, entre outros:
- Marcia Maria Costa Giacon Giusti, médica do ambulatório de triagem neonatal do Instituto Jô Clemente;
- a pediatra do Hospital São Lucas de Curitiba (PR) Patricia  Barbosa Ferrari;
- a presidente da Associação Mães Metabólicas, Simone Arade;
- a presidente da Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal Erros Inatos do Metabolismo (SBTEIM), Tânia Bachega; e
- um representante do Ministério da Saúde.

A reunião, proposta pelo deputado Diego Garcia (Pode-PR), será realizada às 14 horas, no plenário 7. Os interessados poderão acompanhar o debate, ao vivo, pelo portal e-Democracia, inclusive, enviando perguntas, críticas e sugestões aos convidados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias