Sexta, 15 de Outubro de 2021
18°

Chuva fraca

Curitiba - PR

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão rejeita transferir recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública para polícias legislativas

Cleia Viana/Câmara dos Deputados Gonzaga lembra que lei de 2018 já regulamenta o Fundo de Segurança A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos...

01/10/2021 às 17h05
Por: Mhario Lincoln Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Gonzaga lembra que lei de 2018 já regulamenta o Fundo de Segurança - (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)
Gonzaga lembra que lei de 2018 já regulamenta o Fundo de Segurança - (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados rejeitou o Projeto de Lei 1183/15, do deputado João Campos (Republicanos-GO), que transfere recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública às polícias legislativas estaduais. A proposta será arquivada, a menos que haja recurso em contrário.

A rejeição foi recomendada pelo relator, deputado Subtenente Gonzaga (PDT-MG). Ele argumenta que a destinação dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública já foi amplamente debatida na Medida Provisória 846/18 (Lei 13.756/18). De acordo com a lei, os recursos do fundo não poderão ser contingenciados, devendo destinar no mínimo 50% da sua reserva para as polícias dos estados e municípios.

Subtenente Gonzaga lembra que a proposta e outros projetos que tramitam em conjunto foram apresentados antes da medida provisória. "Vão contra o espírito da própria lei de melhorar o custeio de funcionamento das polícias estaduais", criticou.

Sistema Único
O relator ainda lembrou que as polícias legislativas estaduais não fazem parte do Sistema Único de Segurança Pública, que disciplina os critérios de aplicação de verbas do fundo, de acordo com aspectos geográficos, populacionais e socioeconômicos. O Susp é integrado pelas polícias Federal, Rodoviária Federal, civis, militares, Força Nacional de Segurança Pública, corpos de bombeiros militares, agentes penitenciários, guardas municipais e outros integrantes estratégicos e operacionais da segurança.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias