Sexta, 15 de Outubro de 2021
18°

Chuva fraca

Curitiba - PR

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão debate manifestações alternativas de expressão cultural

Paulo H Carvalho/Agência Brasília O grafite é uma das manifestações culturais que serão tema de audiência pública A Comissão de Cultura da Câmara...

09/10/2021 às 11h52
Por: Mhario Lincoln Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
O grafite é uma das manifestações culturais que serão tema de audiência pública - (Foto: Paulo H Carvalho/Agência Brasília)
O grafite é uma das manifestações culturais que serão tema de audiência pública - (Foto: Paulo H Carvalho/Agência Brasília)

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados realiza audiência pública na sexta-feira (15) sobre o tema "Manifestações da cultura brasileira: charge, cartum, grafite e caricatura". O debate será realizado no plenário 8, às 10 horas.

A audiência atende requerimento das deputadas Benedita da Silva (PT-RJ) e Maria do Rosário (PT-RS). Para elas, a cultura não se resume a determinados modos de expressão.

"Na verdade, é tão diversa quanto a imaginação, a criatividade, a inventividade humana, ou seja, é ilimitada. Em razão disso, a cultura alcança diversos tipos de manifestações e expressões. Reconhecer toda essa diversidade é de suma importância para a sua democratização", observam.

Viés elitista
As deputadas lembram que expressões artísticas como a charge, o cartum, o grafite e a caricatura, que foram, e as vezes ainda são, consideradas periféricas ou subalternas, não raro são tidas como menos importantes por um certo establishment cultural que define a arte por um viés elitista.

"Assim, reconhecer como manifestações da cultura brasileira as expressões artísticas charge, caricatura, cartum e grafite, democratizam o acesso à cultura", afirmam as deputadas.

Debatedores
Foram convidados para a audiência, entre outros, os chargistas Ykenga e Latuff, a grafiteira NeneSurreal e o representante do Hip Hop Gog. Veja a lista de participantes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias