Sábado, 27 de Novembro de 2021
23°

Alguma nebulosidade

Curitiba - PR

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão aprova proposta que proíbe cancelamento ou suspensão de bolsas para pesquisa científica

Cleia Viana/Câmara dos Deputados Alves: interrupção ou redução dos valores das bolsas gera ineficiência A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comun...

10/11/2021 às 15h03 Atualizada em 10/11/2021 às 15h05
Por: Mhario Lincoln Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Alves: interrupção ou redução dos valores das bolsas gera ineficiência - (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)
Alves: interrupção ou redução dos valores das bolsas gera ineficiência - (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2926/19, que proíbe os órgãos federais de apoio e fomento à pós-graduação e à pesquisa de cancelar, interromper, cortar ou reduzir os valores das bolsas até o término da vigência de cada uma.

O parecer do relator, deputado Roberto Alves (Republicanos-SP), foi favorável. “A interrupção, o cancelamento, o corte ou a redução dos valores das bolsas gera enorme ineficiência não apenas para a educação, mas para o ambiente de pesquisa e desenvolvimento científico no Brasil”, disse.

Segundo o autor da proposta, deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA), o objetivo é dar segurança e garantias aos professores e aos estudantes e à continuidade das pesquisas científicas. Ele lembrou que em 2019 o Ministério da Educação bloqueou 30% das verbas de universidades federais, provocando apreensão.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias