Quinta, 03 de Setembro de 2026 16:48
(xx) xxxxx-xxxx
Rio Grande do Sul

Sistema de Avaliação da Educação Básica será aplicado de 16 de novembro a 10 de dezembro

Alunos de Educação Infantil e do Ensino Fundamental responderão provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2021 entre 16 de novembro e 10 de dezembro.

13/11/2021 13h24
Por: Mhario Lincoln Fonte: Secom Rio Grande do Sul
-
-

Alunos de Educação Infantil e do Ensino Fundamental responderão provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2021 entre 16 de novembro e 10 de dezembro. A ação é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e visa avaliar e diagnosticar a qualidade da Educação Básica brasileira. Além disso, a avaliação gera dados e indicadores que subsidiam a elaboração e o monitoramento das políticas educacionais do país.

A coordenadora de avaliações institucionais da Seduc, responsável pelo Saeb no Estado, Salete Albuquerque, destaca a importância da participação dos estudantes. “Este é o principal instrumento de avaliação da qualidade do ensino que temos no país. As notas, juntamente com os dados do fluxo escolar, resultam no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A colaboração das nossas escolas é fundamental”, explica.

Esta edição terá a participação amostral de turmas de escolas da Educação Infantil, por meio de questionários, a aplicação amostral de provas de Língua Portuguesa e Matemática para turmas do 2º ano do Ensino Fundamental e de provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza para turmas de 9º ano do Ensino Fundamental. Neste ano, também serão aplicados os questionários eletrônicos para diretores, secretários municipais de Educação e professores ou auxiliares de sala da Educação Infantil.

Continua após a publicidade

O Saeb é aplicado a cada dois anos e permite produzir indicadores educacionais de regiões, unidades da federação e, quando possível, de municípios e escolas do Brasil. O exame também permite avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação praticada nos diversos níveis governamentais.

Texto: Diego da Costa/Ascom Seduc
Edição: Secom

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Curitiba, PR
Atualizado às 14h01
22°
Tempo limpo

Mín. 10° Máx. 23°

21° Sensação
6.69 km/h Vento
35% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (04/09)

Mín. 14° Máx. 24°

Chuvas esparsas
Sábado (05/09)

Mín. 10° Máx. 14°

Chuva
Ele1 - Criar site de notícias