A ILHA
Joema Carvalho
Uma ilha, depois das outras, atrás da baía. Chegava-se lá por mar aberto, depois da quebrada das ondas. Uma ilha rodeada por botos em busca dos peixes na rede dos caiçaras que saiam, na madrugada, em canoas de guapuruvu e guanandi.
Mar tranquilo, quando queria. Na ressaca arrasava casas na praia, para saciar seu desejo e força, como um deus feito de sal e espumas. Arrasava o mangue, descaracterizando a vegetação. De volta, trazia os seus propágulos, numa constante construção e desconstrução.
Lugar de encontro das águas salgadas com as doces, vindas do continente. Poucas espécies de árvores. Mangue branco, mangue vermelho e mangue preto, alguns secos outros podres, utilizados por quem ali vivia. O ambiente salobro era como um berçário natural, onde a fauna se reproduzia e se alimentava. O pássaro preto flutuava nas correntes quentes do céu e voava sereno. Voo de uma fragata no caminho certo.
Ali também o marisma, vegetação baixa, que espremia as areias da praia, nas águas agridoces, tecendo limites entre mar e terra.
Esta era fraca, sobrepunha a areia à fertilidade. A vida, contudo, era rica. Tudo acontecia como tinha que ser, dentro de um ciclo contínuo, uma necessidade mútua, entre a diversidade dos seres. Da decomposição de uns, renasciam outros, numa assimetria harmoniosa, contornada pela vegetação densa e ombrófila. Ao redor dos córregos avermelhados, os guanandis e as caxetas, madeira branca que envolvia os sons de uma rabeca, dominavam o ambiente.
Outra ilha, quando os urubus passaram a ser vistos voando longe, acima das timbaúvas. A dormência era quebrada com a presença de uma fogueira no alto do morro, no meio de um descampado perdido no nada.
Os índios, absorvidos pelo capitalismo do turismo e de outros mercados, sobreviveram em torno da ilha, onde se instalaram devido à perda do espaço. Contagiados pela cultura predadora dos brancos, disputavam a floresta com a fauna, deixando ali os vestígios da exploração.
Neste mundo perdido, o desespero das especulações imobiliárias. Em um lugar proibido, mausoléus e conjuntos habitacionais, o domínio de mercado na mão do invasor. O descaso de quem não arriscaria o cargo, nem relações pessoais, assegurando, assim, o próprio bem-estar e tranquilidade.
Os brancos, dentro de uma razão egoísta, ditavam regras, sem troca nem acréscimo de energia. A arte da natureza evaporava, tornando-se uma estrela difícil de ser vista entre as luzes da cidade.
Porém, sua magia é tanta que o feio se esconde - vê-se, ainda, um resto de floresta conservada nos morros mais altos. Forte e resistente ela reage, da embaúba à almesca, da capororoca à maçaranduba, talvez tudo ao mesmo tempo, quem sabe da quaresmeira à bocuva e ao alazão. Os pássaros dizem, num canto lento, que as regras seguem para reconstituir o ambiente, junto dos roedores e marsupiais, tucanos, jacutingas, arapongas ou micro-organismos da terra, da asa dos morcegos e do cocô da anta. Ciclo contínuo, biodiverso e intenso, polinizado pela benção das melíponas.
A noite cai com a chuva. As nuvens tardam a ir embora e o sol aparece no meio da manhã e do céu, escondendo as luzes das algas no mar.
----------------------------------------
Minibiografia - Joema Carvalho
Escritora paranaense, engenheira florestal, doutora e empresária. Colunista do Facetubes e do Observatório de Comunicação Institucional (OCI).
Autora do livro Luas & Hormônios, ed. pela
Secretaria do Estado da Cultura (2010) e pelo Selo Marianas Edições (2020). Coautora do Livro Entre Botânicas Decoloniais: As frutas silvestres de H. D. Throreau e Frutas brasileiras, ed. Appris (2022). Organizadora da coletânea Tuíra (eBook editado pela Amazon em 2020 e edição impressão editada pelo Selo Donizela em 2022). Participou de coletâneas nacionais e internacionais e de vários projetos literários. Membro da Academia Poética Brasileira - APB.
Contato:
PARNASO POÉTICO VIII “Parnaso Poético” chega ao oitavo volume e consolida em Curitiba uma história de nove anos dedicada à literatura
JOÃO EWERTON João Ewerton celebra 50 anos de pintura e revela, em sete fases, as raízes culturais do Maranhão
Psiquiatria Hoje Ruy Palhano: “O Rancor, suas origens, manifestações e impactos na existência humana”
Especial LITO Lito Sousa deixa nos livros a memória da aviação e o compromisso de compartilhar conhecimento
Convidados Matéria de um dos intelectuais mais festejados do Maranhão atinge mais de 2 mil acessos
PRÊMIO JABUTI/26 Marcela Bonfim leva a presença negra na Amazônia à semifinal do Prêmio Jabuti 2026 Mín. 15° Máx. 19°
Mín. 15° Máx. 18°
ChuvaMín. 15° Máx. 23°
Chuva
ACADEMIA POÉTICA BRASILEIRA Do casco dos barcos às ruas de Belém: a arte ribeirinha veste o Círio e transforma tradição em renda
Dr. Luis Augusto Guterres Direito, cultura e a responsabilidade de pensar, eis as grandes ferramentas democráticas.
Coluna de RUY PALHANO Dr. Ruy Palhano: “O Corpo pode revelar o que se passa conosco”
Academias Brasil/Exterior Coirmãs A angústia de Nauro Machado: o corpo também participa do poema?