Sábado, 24 de Outubro de 2020 23:01
[email protected]
Brasil LANÇAMENTO

Ajeb-MA lança coletânea: "Toda forma de ser mulher"

O texto é do jornalista Gabriel Barros Néres

07/10/2020 16h48 Atualizada há 2 semanas
510
Por: Mhario Lincoln Fonte: Gabriel Barros Néres
AJEB/MA
AJEB/MA
Mulheres Maravilhosas.

Ajeb-MA lança coletânea sobre toda forma de ser mulher

Jornalista Convidado: Gabriel Barros Neres

 

Momento de performances, homenagem e muita poesia na Praça dos Poetas. Foi assim o lançamento da antologia Toda forma de ser mulher, organizada pela Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil - Coordenadoria Maranhão (Ajeb-MA) no sábado, 03 de outubro, no início da noite em São Luís.

A presidente da Ajeb-MA e organizadora da coletânea, Anna Liz, recepcionou os convidados e iniciou o evento falando sobre mulher e literatura. Também falou da importância de um grupo de escritoras se unir para lançar a antologia. “Produzir uma antologia escrita só por mulheres é uma forma de resistência e fortalecimento da luta da mulher por seu protagonismo. Sinto-me forte com esta participação, porque a literatura nos aproxima e cria elos difíceis de serem quebrados”, declarou.

Performance de Linda Barros (atriz).

O evento também contou com a performance da atriz e escritora associada Linda Barros, declamando textos próprios e poemas de Cecília Meireles, homenagem ao membro da Academia Maranhense de Letras, José Neres, por suas contribuições à literatura maranhense, e breves apresentações das escritoras que colaboraram na coletânea.

Luiza Cantanhêde, escritora e 1° Diretora de Finanças da Ajeb-MA, exaltou como as mulheres vêm conquistando seu espaço na sociedade. “Estamos mostrando que não estamos pedindo passagem para ninguém porque o espaço já é nosso, nós estamos produzindo literatura de qualidade, além de ter esta união da coletividade, que a Ajeb, estando atuante em vários Estados, não poderia ser diferente aqui no Maranhão”, comentou.

A coletânea Toda forma de ser mulher reúne contos, poemas, artigos e ensaios de vinte e três mulheres associadas à Ajeb-MA. A escritora Silvana Meneses considerou o lançamento “um evento muito importante para a literatura maranhense. Essa coletânea em que reúne textos e poemas de mulheres escritoras e jornalistas, tornando-se então um marco para nós todas e para a literatura maranhense”.

Para fechamento do evento, algumas das participantes se dirigiram a um restaurante de São Luís, onde comemoraram o sucesso do lançamento.

 

Homenagem ao imortal José Néres.

Homenagens

Ajebianas homenageiam o professor e escritor José Neres. em evento prestigiado e aplaudido.

A escritora Sharlene Serra  apresentou a coletânea “Todas as Formas de Ser Mulher”, primeira publicação coletiva da Associação e que teve a participação de 23 ajebianas, além do prefácio assinado pela escritora Lindevânia Martins e de um estudo-homenagem à Maria Firmina dos Reis, escrito por Dilercy Adler, que também fez homenagem à autora de Úrsula, durante o evento.Logo depois o professor e acadêmico José Neres foi chamado para receber a Medalha Maria Firmina dos Reis, por seus trabalhos em prol das letras maranhenses. Em ato contínuo, a performer, atriz e escritora Linda Barros recitou um poema de sua autoria e outro de Cecília Meireles.

Adriana Bezerra, escritora.

Especial:

Diz a escritora Adriana Bezerra: "Um Dia memorável e cheio de Emoções pode ser definido o Lançamento da I Antologia da AJEB/MA "TODA FORMA DE SER MULHER" escrita por 23 mulheres maranhenses muito especiais".

 

8 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias