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O Fofão Maranhense é a uma tradição viva do Carnaval de São Luís

Coilunista Joizacawpy Costa entrevista com exclusividade o criador do Bloco do Fofão, executivo cultural UIMAR JUNIOR.

Mhario Lincoln
Por: Mhario Lincoln Fonte: Joizacawpy Costa
25/02/2025 às 11h44 Atualizada em 25/02/2025 às 11h58
O Fofão Maranhense é a uma tradição viva do Carnaval de São Luís
Exclusivo

 

Crédito: Editoria de Cultura da Plataforma Nacional do Facetubes.

 

 A ENTREVISTA/VÍDEO-BÔNUS

Joizacawpy Costa entrevista Uimar Junior, na Galeria Trapiche, em São Luís-Maranhão

 

Cultura e Resistência na Folia Maranhense

O carnaval maranhense é uma das expressões culturais mais ricas e autênticas do Brasil, e um de seus personagens mais emblemáticos é o Fofão Maranhense. Figura de grande impacto no carnaval de rua, o Fofão é um símbolo da festa popular, mesclando mistério, humor e um toque de temor lúdico.

Em uma entrevista exclusiva para a TV do Facetubes (www.facetubes.com.br), com a colunista Joizacawpy Costa, o artista Ulmar Gama Júnior destacou a importância da preservação da cultura do Fofão, explicando suas origens e os desafios enfrentados para manter a tradição viva. Uimar, que é ator performático e diretor da Galeria Trapiche, também é idealizador do Blocão do Fofão, grupo responsável por incentivar a presença desse personagem nas ruas de São Luís.

 

Acompanhe a entrevista abaixo e descubra a vibração positiva de Uimar, nas palavras desse artista multifacetado que vive as tradições maranhenses 24 horas por dia. Quanto a nossa colunista Joizacawpy Costa, ela usa sua sensibilidade poética para dar um toque especial a essa conversa que é, na verdade, uma aula sobre essa tradição. IMPERDÍVEL:

 

 

 

 

A Origem e a Simbologia do Fofão

De acordo com Uimar Gama, o Fofão Maranhense tem raízes profundas na cultura popular local, apesar de haver influências europeias em sua concepção. A vestimenta tradicional do Fofão é composta por um macacão de chitão ou cetim, além da icônica máscara, que pode ser feita de papel machê ou papietagem. Esta máscara, quanto mais assustadora, mais fiel é à tradição do personagem.

Além disso, o Fofão carrega consigo uma varinha e uma boneca. A varinha tem um propósito histórico de autodefesa, pois os Fofões costumavam assustar os cachorros de rua que reagiam ao barulho de seus guizos. Já a boneca tem um caráter lúdico e interativo: quem a pega deve pagar uma prenda, geralmente um bombom ou dinheiro, mantendo viva a brincadeira de rua.

 

A Luta Pelo Resgate da Tradição

Um dos pontos levantados por Uimar Gama Júnior é a redução do número de Fofões nas ruas de São Luís nos últimos anos. A falta de comercialização das máscaras e trajes tradicionais tem dificultado a manutenção da tradição. Em resposta a essa situação, ele organizou o primeiro Encontro de Fofões do Maranhão em 2019. O evento cresceu a cada edição e, em 2024, quase 200 Fofões participaram da celebração.

Outro esforço para revitalizar o personagem é a realização de oficinas de confecção de máscaras. A Galeria Trapiche tem desempenhado um papel fundamental ao oferecer cursos e incentivar a produção local, garantindo que as novas gerações possam aprender e perpetuar a arte da criação do Fofão.

 

A Economia Criativa e o Carnaval Maranhense

A revitalização do Fofão não apenas preserva a identidade cultural do Maranhão, mas também impulsiona a economia criativa. Costureiras e artistas plásticos têm encontrado no ressurgimento do personagem uma oportunidade de trabalho e renda. A confecção de macacões, máscaras e acessórios movimenta a economia local, especialmente no período pré-carnavalesco.

Além disso, há propostas para expandir ainda mais a presença do Fofão no calendário cultural da cidade. A ideia de um Baile dos Fofões, inspirado nos tradicionais bailes de máscaras das décadas de 1940 e 1950, surge como uma nova forma de resgate da cultura carnavalesca maranhense.

 

Um Chamado à Participação Popular

Por último, Uimar Gama Júnior reforça a importância da participação popular na preservação do Fofão. Para ele, cada geração deve contribuir para a continuidade dessa manifestação cultural única. O convite está feito: no dia 3 de março, segunda-feira de carnaval, o Blocão do Fofão se reunirá na Rua do Passeio, em São Luís, para mais um grande desfile. Assim, o Fofão Maranhense é mais do que um personagem carnavalesco. Ele é símbolo de resistência, identidade e alegria do povo maranhense, e seu retorno às ruas demonstra a força da cultura popular em constante renovação.



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Uimar juniorHá 2 semanas Sao luisObrigado ao Mhario por proporcionar o facetubes a todos onde possamos divulgar nossa cultura. A Joize por ter me proporcionado explicar detalhadamente o maior personagem popular do carnaval maranhense e a todas as pessoas que citaram meu nome. Obrigado.
Fabiane Há 2 semanas São Luís Excelente matéria, querida Joyzacawpy, nossa Ilha do amor tem artistas espetaculares , Uilmar Júnior é um exemplo de conhecimento e dedicação a nossa cultura popular.
Domício MacielHá 2 semanas São LuísEsta matéria, tão bem delineada por Joizacawpy, fez-me lembrar quando cheguei em São Luís, pra morar, tive o contato com os fofões. Muito divertido, mas assustador. Inclusive, servia de ameaça de adultos pra disciplinar criança. Tipo: "vou chamar o fofão!" Sim, cultura tem que ser retroalimentada pelos brincantes de rua. Falar nisso, e os blocos de indios? Gostava muito de ver. Ainda se vê por aí? Nunca mais vi.
Francijane Mendonça Há 2 semanas São LuisNossa, que maravilha essa entrevista de vocês com o artista resgatando,de forma criativa a história do fofao. História essa que nos remete relembrar e dar vida a cultura manhanhense. Essa poeta Joyzacawpy busca a cada dia inovar e reviver nossa cultura de forma significativa.Parabens!
Maura Luza Frazão Há 3 semanas São Luís - MaMaus uma vez a nossa poeta Joizacawpy nos surpreende com uma faceta nova das suas múltiplas habilidades. Meus aplausos ao teu brilhante talento querida amiga e confreira. E meus parabéns ao nosso ilustre Presidente Mhário Lincoln, por sempre nos agraciar com interessantes inovações literárias.
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