Sexta, 04 de Dezembro de 2020 11:30
[email protected]
Brasil AVIAÇÃO

Cmte Murilo Aviador e suas histórias sobre a aviação brasileira

A história do asfalto do Aeroporto de Teresina

25/10/2020 17h00
111
Por: Mhario Lincoln Fonte: Murilo Aviador
Cmte Murilo Aviador
Cmte Murilo Aviador

Dia 23 foi o Dia do Aviador. Para contar mais uma história sobre o assunto, convidados o Comandante Murilo Aviador. Assim ele contou uma história cuja possibilidade de ter pousado no primeiro asfalto do Aeroporto de Teresina é real.

 

Aproximação no Aeroporto de Teresina. Dias atuais.

O primeiro piloto a pousar no novo asfalto do Aeroporto de Teresina.

(*) Cmte. Murilo Aviador, especial para a plataforma Facetubes.

 

Dia 23.10. Hoje é meu dia! O dia do Aviador!

Tudo começou aqui no Tirirical em 1959. A minha turma era J. Câmera, Emilio Ayoube, Murilo Travassos e um que a memória nāo ajuda. 

O avião não tinha bequilha, era sapata. Não fazia curva para tomar posição de decolagem. O aluno quando chegava no fim da pista, descia e levantava a cauda do avião para fazer a curva. Passei quase um ano para voar 5 horas. 

Soube através do Comte Messias que o Ministro Reis Veloso havia conseguido um CAP-56 para Piauí. Ali voei quase 100 horas e me mandei para Recife para enfrentar uma Banca Examinadora do D.A.C. Fui o único que saiu Piloto da minha turma em São Luís. O Aeroporto de Teresina não era asfaltado. A COMARA começou asfaltá-lo e quando ficou uma parte pronta, um Brigadeiro veio para a inauguração. 

Meu avião flutuou na pista e não quis arremeter. Então, pousei na pista asfaltada e levei uma bronca  daquelas. O meu instrutor Rossini Morada Luna contornou a situação. O responsável pela COMARA e execução da obra no Aeroporto era o Tenente Engenheiro Otomar.

Reecontro quase  20 anos depois num ELETRA da Varig. Sentei ao seu lado e perguntei se lembrava de mim. Rimos à  vontade. Aqueles  "impropérios" do passado foram substituídas por uma conversa agradável. Deixei registrado que fui o primeiro Piloto que pousou no novo Aeroporto de Teresina.

Faleceu como Brigadeiro, deixando uma grande lacuna no Ministério da Aeronáutica. Parabéns á todos Aviadores!

São Luís, 23 de Outubro de 2020.

Cmte Murilo Aviador, especial para a Plataforma FACETUBES/Curitiba-PR

3 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias