Terça, 24 de Novembro de 2020 05:53
[email protected]
Brasil CONSCIÊNCIA NEGRA

Bonecas Negras: oficina da boneca Abayomi. Construindo identidade própria.

"(...) fiquei mais do que nunca desejando ter uma boneca negra".

19/11/2020 12h22 Atualizada há 5 dias
199
Por: Mhario Lincoln Fonte: Original de: Negras Ginga/Jéssica Machado.
Capa. Original do texto.
Capa. Original do texto.

Textos Escolhidos:

Bonecas Negras

Original de: Negras Ginga/Jéssica Machado.

Depois de participar de uma oficina da boneca Abayomi, fiquei mais do que nunca desejando ter uma boneca negra.

Mulheres negras que foram vendidas para a escravidão, no Navio Negreiro elas confeccionavam essa bonecas para que seus filhos se distraíssem durante a viagem. A confecção era feita a partir de panos da barra da saia delas e com uma destreza elas faziam amarações que culminava em uma boneca, que servia tanto para as meninas e meninos.

Em iorubá  Abayomi é aquele que traz, felicidade ou alegria. Abayomi quer dizer encontro precioso: abay=encontro e omi=precioso. Essa é uma história emocionante!!! É uma bela história de resistência!

E esses dias fiquei tocada em ver uma boneca negra em uma loja de variedades na cidade de Marília (SP), fiquei pensando: – Quando tiver filhos vou gastar todo meu 'dimdim' em boneca negra !!!

Boneca Abayomi.

Pois sabemos como é dificil encontrar boneca negra para crianças, principalmente no Brasil, e o que doí é que não é só uma boneca negra, mas é um objeto que faz toda diferença para crianças negras, e digo porque: criança negra não se reconhece nas bonecas comerciais que são brancas, bochechas rosadas, olhos azuis, cabelo liso e loiro (na maioria das vezes), logo, construir uma identidade na criança negra é dificilimo, pois geralmente a boneca serve de “filhinha” para as meninas e como uma menina negra pode ter uma filha com essas características ???

Isso dá um nó na cabeça de qualquer um neeeéh?!!!

E outro problema é que as bonecas são caras demaiiiiiiiiiiis … isso não tem lógica, principalmente num país em que a população negra é a maior!

E como uma forma de mostrar que é importante sim as bonecas negras e que elas cumprem uma função social primordial. O que vale mesmo é mostrar a importância da cultura afro para nossos pequenos!

Espero que gostem e lembre-se nosso futuro são nossas crianças, bjoocas.

Para mais informações:https://negrasginga.wordpress.com/2015/12/24/bonecas-negras/ 

6 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias