Sábado, 16 de Janeiro de 2021 18:14
[email protected]
Brasil CINEMA & ARTE

DANÇARINA DO FLAMENCO: Poema Épico de Mhario Lincoln

Entrevista concedida a Orquídea Santos.

03/12/2020 10h21 Atualizada há 1 mês
1.617
Por: Mhario Lincoln Fonte: Orquidea Santos
Isabelle Aguilar
Isabelle Aguilar

DANÇARINA DO FLAMENCO: Poema Épico de Mhario Lincoln

Texto: jornalista Orquídea Santos, assessora de imprensa da Academia Poética Brasileira:

 

"(...)

E COM RELAÇÃO AO POEMA ÉPICO "CIGANA DO FLAMENCO"?

MH: Resulta de uma personagem que está presente no meu romance sobre a explosão do bólido cargueiro "Maria Celeste", à beira-mar, avenida importante de São Luís-Ma, onde, na época, meados de 1954, atracavam os navios para desembarque de mercadorias. Nesse enredo, o pai do principal personagem se apaixona por uma cigana e dessa paixão nasce Martinho, responsável pela luta à favor dos trabalhadores, membros do Sindicato dos Estivadores. Uma história de amor, paixão, traição e ação, passada poucos dias antes da explosão do navio, devastando várias famílias ludovicenses.

 

COMO ISSO CHEGOU A ESSE CURTA?

MH: Tive a ideia de transformar essa página do romance, em um poema. Deu certo. É esse poema que o pai de Martinho 'pensa' ao reencontrar sua amada, como dançarina de flamenco, num circo que montou lona na cidade, anos depois do último encontro. Aliás, na construção do poema há um detalhe interessante: enquanto amante, ele fala 'dançarina do flamenco'. Depois, ao entender que não existe mais volta, ele se refere à paixão como 'dançarina de flamenco', numa linguagem de desistência, tipo "meu tempo passou...". 

 

O QUE PENSA FAZER COM ESSA OBRA MUITO BONITA?

MH: Penso em participar de festivais de curta no ano que vem, pois o trabalho não é só meu. Traz a beleza performática da atriz Isabelle Aguilar, a interpretação carismática do ator Cláudio Marconcine e a produção musical do incrível Chiquinho França. São essas as razões do sucesso. Cada um desses 'personagens' me fizeram construir um vídeo de excelente qualidade, acredito eu. E isso, a gente tem que divulgar. Aproveito para agradecê-los pela paciência e pelo carinho como se doaram nesse projeto. Foram 4 meses de trabalho. Desde a escolha das cenas, montagem dos efeitos, sincronização dos tempos harmonicos da fala (grato Cid Campelo, captação de áudio) - passando por uma perda total de trabalho quando meu HD externo queimou e eu tive que refazer tudo - até o corte final de edição. Espero que todos gostem. Aliás, esse foi meu primeiro trabalho como produtor e diretor, tentando usar, efetivamente, o que aprendi em meu Curso de Cinema, feito em 2019, no Centro Europeu.

(...)"

 

Para assistir, use o link: https://www.youtube.com/watch?v=oEgKJbiQkyk&feature=youtu.be

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba - PR
Atualizado às 17h57 - Fonte: Climatempo
24°
Muitas nuvens

Mín. 18° Máx. 28°

24° Sensação
13 km/h Vento
78% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (17/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (18/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 24°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias