Terça, 23 de Junho de 2026 15:23
(xx) xxxxx-xxxx
Galeria de fotos 1 foto

Convidada: Joema Carvalho. "Sentença".

19/10/2020 17h32
Por: Mhario Lincoln
Original do Texto.

SENTENÇA

Colunista convidada: Joema Carvalho.

 

- Sim, ele cuida bem de mim. Ele é bonzinho

Quando ela concluía, ele a beijava na boca.

Repetiam a mesma sequência várias vezes, cada um com a sua idiossincrasia.

Ela recomendava que não era para escutar o que diziam:

- Tudo mentira. Tudo invejoso.

Repetia, repetia, repetia, balançando o tronco feito pêndulo de relógio antigo.

Defendia o seu amado. Bastava estar aberto, para o amor acontecer.

            Recentemente, a havia trocado por outra mulher mais nova, recém chegado a casa de repouso. Ela não lembrava de mais nada. Ficará doente. Precisou passar dias com as filhas. Advogadas que trabalhavam e não tinham como cuidar da mãe em casa. Lembrava apenas que o amava. O filtro tornou-se restritivo a dor. Voltou com unha pintada e cabelo arrumado.

Ele saia para passear com a filha quando ela estava na cidade. Levava-o para tomar sorvete e no parque. Não conseguia se abaixar para entrar no carro. Precisava da ajuda dos enfermeiros. Seu corpo era inteiro enrijecido. Como sempre fora, agora visível. Transgredia o tempo. Estar com a mãe morta a anos ou com as filhas ali presentes, um mesmo espaço e sentido. A tenra idade de um espírito que se encontrava em um corpo em final de ciclo. Em pouco tempo definhou.

            Ele reconhecia as filhas com um sorriso e pelo nome delas. As imagens de um livro de fotografias de um tempo em que fora útil. Roía os lençóis, a roupa e a gaze que o amarrava a cama. Feito um rato.

Não havia mais passado e presente. Era o seu último instante. Uma despedida lenta, como tantos outros no paliativo. Estórias distintas. Caminhos que se cruzaram em uma mesma sentença. Nós mesmos, uma das partes.

 

 (Abaixo, foto da autora):

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Joema CarvalhoHá 6 anos atrásCuritibaGrata pelo seu comentário Marlene! Que bom que gostou! Abraço!
Guadalupe Vivekananda FabryHá 6 anos atrásCuritiba - PR Moema, como sempre um excelente artigo. Uma mensagem forte e verdadeira.
MarleneHá 6 anos atrásSanta CatarinaParabéns. Linda a mensagem. Real.
Mostrar mais comentários
Curitiba, PR
Atualizado às 13h01
11°
Chuvas esparsas

Mín. Máx. 16°

10° Sensação
1.53 km/h Vento
86% Umidade do ar
84% (0.8mm) Chance de chuva
Amanhã (24/06)

Mín. Máx. 12°

Chuvas esparsas
Quinta (25/06)

Mín. Máx. 14°

Tempo nublado
Ele1 - Criar site de notícias