Segunda, 15 de Julho de 2024 15:52
editor-sênior, jornalista Mhario Lincoln
Galeria de fotos 1 foto

"Poetas, o Que Somos?", réplica de Mhario Lincoln a frase de Alcina Maria Azevêdo

07/07/2024 19h22
Por: Mhario Lincoln

POETAS, O QUE SOMOS? "Somos letras, somos livros, somos almas e desejos. Somos rumos em mensagens, somos almas, somos beijos".

ALCINA MARIA

 

 

A confreira, poeta Alcina Maria Azevêdo publicou em suas redes sociais, algo muito interessante. Disse ela? "Poetas, o que somos? Somos letras, somos livros, somos almas e desejos". Um insight perfeito para uma análise mais profunda sobre esse insinuante mote lírico.

 

Muito à propósito, sentou-se à mesa de ideias, a incrível Paulina Chiziane. Ela diz: "a escrita é o voo humano para grandes alturas" É perfeita a frase quando captura a poesia como algo "além do cotidiano".

 

Quem leu Alcina Maria nessas rápidas observações pode notar um desenho peculiar dela, pelos caminhos de versos cheios de metáforas e simbolismos. Num mundo cheio de incertezas, a poesia oferece uma bússola emocional. Byung-Chul Han, um filósofo contemporâneo, observa que "na poesia, a linguagem se recolhe para se abrir a outra dimensão". Exatamente o que Alcina quer dizer de forma simples e objetiva.

 

Ou seja, como raciocina a poeta Ana Martins Marques: "o poema é um espaço onde o íntimo e o público se encontram". Assim, nessa quadrinha parece que todas as almas se tornam visíveis, compartilhando com o Mundo, um pedaço de cada existência. A poesia, então, se torna um espelho refletindo a complexidade da condição humana.

 

Parabéns, pois Alcina Maria, confreira APB, por essas extrapolações químico-líricas, perfeitamente ajustáveis a sua maneira de lidar com a ‘coisa poética’ e com sua intimidade construtiva.

 

6 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Marcio Izidorio da Silva Há 1 dia Paranavaí - PRParabéns, amiga Alcina, por essa poesia tão sensata e cheia de emoções... retrata, realmente, a essência de todo poeta... vc foi muito feliz em sua assertiva... ser poeta é bem isso, mesmo...!!!
Élle Marques Há 1 semana Santa Inês MA Dois poetas que têm mais que flores na alma, plantam florestas em arte poética pois as sementes são diversas bem como os pássaros que as espalham e semeiam... Parabéns, Mhario e Alcina. Abraço da Élle Marques
Maria Nauza Luza Martins Há 1 semana Brasília/DF Alcina é uma estrela reluzente da poesia brasileira contemporânea. Sou sua fã. Salve salve!
Esmeralda CostaHá 1 semana Campos Sales-CE Questionamento muito pertinente, confreira Alcina Maria e a resposta mais pertinente ainda. Somos tudo isso e somos humanos, humanos e eternos ao mesmo tempo.
Joizacawpy Há 1 semana São luís Parabéns a poeta Alcina por tão profunda e delicada forma de nos tocar. Obrigada Mhario por trazer a um público mais abrangente as letras de Alcina.
Mostrar mais comentários
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba, PR
Atualizado às 14h02
12°
Chuviscos

Mín. 10° Máx. 13°

11° Sensação
4.12 km/h Vento
76% Umidade do ar
100% (6.97mm) Chance de chuva
Amanhã (16/07)

Mín. 10° Máx. 12°

Tempo nublado
Amanhã (17/07)

Mín. 12° Máx. 20°

Tempo nublado
Ele1 - Criar site de notícias