A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) da quarta quadrissemana de setembro registrou alta de 1,43% e acumula elevação de 9,61% nos últimos 12 meses. Os dados foram divulgados, hoje (1º), pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).
As taxas avançaram em cinco das oito classes de despesa componentes do indicador. O grupo Habitação representou a maior contribuição para resultado do IPC-S passando de 2,15% na terceira quadrissemana do mês para 2,59% na quarta quadrissemana. De acordo com o Ibre, nessa classe de despesa houve o impacto do comportamento do item tarifa de eletricidade residencial, cujo preço variou 8,52%, ante 6,27% na edição anterior do índice.
Outras altas nas taxas de variação dos grupos foram notadas na Educação, Leitura e Recreação que saiu de 2,25% para 2,90%; Transportes, de 1,32% para 1,50%; Comunicação, de 0,21% para 0,39%, e Despesas Diversas passando de 0,29% para 0,30%.
“Nessas classes de despesa, vale destacar o comportamento dos itens: passagem aérea (17,61% para 22,70%), gasolina (2,75% para 3,38%), combo de telefonia, internet e TV por assinatura (0,48% para 1,04%) e cigarros (0,48% para 0,58%)”, informou o Ibre.
Já outros grupos registraram queda, como Saúde e Cuidados Pessoais, de 0,31% para 0,14%; o Vestuário, saindo de 0,39% para 0,28%, e Alimentação, de 1,13% para 1,09%. “Nessas classes de despesa, vale citar os itens artigos de higiene e cuidado pessoal (0,52% para -0,01%), calçados infantis (0% para -1,12%) e aves e ovos (4,31% para 3,81%)”, informou o Ibre.
A próxima apuração do IPC-S, com dados coletados até o próximo dia 7, será divulgada na sexta-feira (8).
Bombíssima Mais compradores, menos leitores: equilibrar esse quadro. Esse é o grande desafio do livro impresso no Brasil
EXCLUSIVO Há quem acredite que o Brasil deve ultrapassar a marca de 10 mil títulos inéditos em 2026. Será?
Natal natalino É Natal: o que se passa na cabeça das pessoas nas grandes cidades?
Economia Dia do Empreendedorismo Feminino: Santa Catarina tem mais de 1,2 milhão de mulheres empreendedoras
Piauí Investe Piauí participa de reunião nacional e garante elaboração do Plano Estadual de Cultura Exportadora em 2026
Marketing controladora do Google, prepara uma nova emissão de dívida de pelo menos €3 bilhões no mercado Mín. 10° Máx. 23°
Mín. 14° Máx. 24°
Chuvas esparsasMín. 10° Máx. 14°
Chuva
Marco Neves De Homero ao autoclismo português: 3000 anos de grego
Esmeralda Costa ACLC celebra cinco anos de existência cultural e escreve página histórica
Coronel Carlos Furtado FALMA: unidos, conquistamos espaço para a literatura maranhense
Academias Brasil/Exterior Coirmãs JOÃO AURÉLIO DO VALE: “ENQUANTO HOUVER QUEM CARREGUE ESSA BANDEIRA, A HISTÓRIA DO MEU PAI NÃO IRÁ MORRER”