LER É UM DIREITO DE TODOS . 8 de Abril dia Nacional do Braille.
No simples toque dos dedos, pontos que se transformam em palavras e textos...Eis o Braille. Sharlene Serra.
O sistema Braille foi um marco no que se diz respeito a inclusão de novas oportunidades para pessoas com deficiência visual – como cegos, surdocegos e com baixa visão.
O Braille é um sistema de escrita e leitura com 63 combinações, feito com pontos táteis em alto-relevo, representa muito mais do que letras do alfabeto, símbolos e números. Criado pelo francês Louis Braille, em 1824.
Para celebrar a sua chegada ao Brasil, em 1854, comemora-se todo dia 8 de abril, o dia nacional do Sistema Braille em homenagem ao aniversário de José Álvares de Azevedo, que foi o primeiro professor brasileiro com deficiência visual e fundador do Instituto Benjamin Constant (IBC) Rio de Janeiro.
A importância do sistema Braille na educação se dá pela oportunidade de conhecimento, acesso a educação e autonomia para as pessoas com deficiência visual.
Ao longo dos anos surgiram diversas instituições no país e no mundo que ensinam milhares de pessoas com deficiência visual a fazer a leitura do sistema.
No Brasil, já possuímos livros acessível com impressão em braille e tinta ampliada, com o objetivo de promover conhecimento e facilitar a leitura durante o ensino de alunos com deficiência visual.
É muito importante que possamos incentivar o uso do sistema Braille e apresentar para crianças sem deficiência uma outra maneira de ler , através das pontas dos dedos.
Os livros da coleção incluir através da Editora Baobá estão transcritos em braille e tinta ampliada, onde possamos estar levando nossas história a um número maior de leitores.
A proposta é oferecer uma educação inclusiva de qualidade fazendo com que todos conheçam e reflitam sobre as oportunidades permitidas através do sistema Braille, tais como: a independência para ler placas informativas, cardápios, rótulos, entre outros.
A Fundação Dorina Nowill para Cegos, pioneira na inclusão de pessoas com deficiência visual na sociedade, afirma que é fundamental celebrar a data e fomentar debates sobre o tema, pois o sistema Braille é universal e transformador, pois aproxima as pessoas com deficiência visual para o conhecimento.
O Braille possibilita ao cego, tocar e sentir a textura das palavras. (Sharlene Serra)
Mín. 5° Máx. 15°