Segunda, 15 de Julho de 2024 14:32
editor-sênior, jornalista Mhario Lincoln
Cidades estreias de São João

"EITA FESTANÇA BOA!", texto de estreia da cronista e poeta Soraya Fialho Felix

Soarya Fialho Felix é convidada da Academia Poética Brasileira.

07/06/2024 09h36 Atualizada há 1 semana
Por: Mhario Lincoln Fonte: Soraya Fialho Felix
Arte: MHL
Arte: MHL

 

Bons dias meu povo, boas tardes, boas noites, boas semanas do mês mais bonito da nossa terrinha. Junho de céu estrelado, mês de estrela boieira, bumba meu boi, matracas, pandeirões, fogueiras e folguedos, espalhados pela nossa cidade.


Benção Santo Antônio, Benção São João, Benção São Pedro, nossos Santos padroeiros abençoe as boiadas, Nossa Senhora do Bom Parto, dê uma boa parida para a doida da Catarina que encantou o pobre marido a matar o boi bonito só para comer sua língua(*).


Santo Antônio, obrigada pelo meu par dessa grande quadrilha da vida que o Senhor me deu, mas pra quem não tem, arranje um bem bonzinho, bonitão, galante e 'dos bons' (meu Santo sabe o que tô falando). Aceite nosso pão e obrigada pelo lírio cheiroso.


São João, o Senhor que é o Santo festeiro, adora nossas festanças, gosta de um forró bem nordestino, perdoe nós tudinho de nossos pecados, aceite o golinho de nossa cachaça que sempre lhe ofertamos antes de tomar nosso primeiro gole. Interceda por nós quando escorregamos nas tentações, elas são muitas.


São Pedro, o Senhor que era pescador, abençoe os nossos pescadores, encha suas redes de peixes; esse é o sustento deles com seus barcos em alto mar, queimando no sol e tremendo no frio da noite. Abençoe muito meu marido, apaixonado pela sua profissão doidinho por uma pescaria, é um "bão" homem meu Santo, acredite. E se um de vocês encontrarem um "caboquinho" tocando violão aí em cima, com certeza é meu paizinho, o nome dele é Wilson, abracem ele por mim e lhes digam que vivo troncha de saudades dele por aqui.


Recebam nossos foguetes, as bombinhas da criançada, essa zoada toda, as bandeirinhas colorindo nossos "arraiá", as toadas dos boieiros, o arrasta pés das quadrilhas, as meninas rebolando, um esfrega esfrega danado, enfim, nos abençoe e escutem nossos Padre Nossos, nossas Ave Marias e todas nossas rezas. Dêm o nosso grande abraço em Nossa Senhorinha, Nossa Mãezinha e no Nosso Paizinho Jesus Cristinho.


"Inté".
Soraya Fialho Felix. 10.06.2024.
São Luís - MA.

-----------------------------------------

(*) A História da Língua do Boi

A lenda do Bumba-Meu-Boi do Maranhão envolve um casal de empregados numa rica fazenda, ele, capataz, chamado Pai Francisco e ela, Mãe Catirina. Catirina, grávida, deseja comer a língua de um boi, mas não de qualquer boi. Ela quer a língua do novilho mais querido do patrão. Pai Francisco, apesar dos riscos, atende ao pedido da esposa e mata o boi. O patrão descobre e manda vaqueiros atrás dele, mas os pajés e feiticeiros conseguem ressuscitar o boi e tudo vira festa de São João.

10 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Soraya Fialho FelixHá 2 semanas São Luís - MAObrigada a todos comentários que me incentivam a continuar come meus sonhos de poeta. Luiza Cavalcante, o poema branco fiz para minha filha. É uma honra para mim saber que ele lhe emocionou. Pretendo participar todas as semanas aqui com vocês, postando crônicas e poesias. Um abraço a todos.
LucianoHá 3 semanas Uberaba MGSoraya eu não sabia exatamente porque a Catirina queria a língua do boi e o que isso representa para o contexto do enredo do Boi. Obrigado por explicar esse detalhe.
Professor Rui Almada SantosHá 3 semanas São Paulo-SPO melhor São João que passei em toda minha vida foi em São Luís, no primeiro governo de Roseana. Estive ai com minha namorada. E hoje é minha esposa. Viu? São João abençoou. Nós fomos na missa da Igreja de Santontônio, no centro. Deu certo.
Cássia de Jesus Lima, professora municipalHá 3 semanas São Luís MASoraya do Céu. Estou rindo até agora. Boa história. Mostrei pros meus filhos menores e eles foram dormir ontem morrendo de felicidade.
Luiz AlmeidaHá 3 semanas Arari-MaA Plataforma, querido Mhario, precisava de Soraya. Ela é parente de Ezinho, né?
Mostrar mais comentários
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba, PR
Atualizado às 12h02
12°
Chuviscos

Mín. 10° Máx. 13°

11° Sensação
4.12 km/h Vento
76% Umidade do ar
100% (6.97mm) Chance de chuva
Amanhã (16/07)

Mín. 10° Máx. 12°

Tempo nublado
Amanhã (17/07)

Mín. 12° Máx. 20°

Tempo nublado
Ele1 - Criar site de notícias