Terça, 03 de Dezembro de 2024
20°

Tempo nublado

Curitiba, PR

Cidades Colunistas APB

De Linda Barros, imortal APB-MA: “O TEMPO QUE (NÃO)TEMOS”

Linda Barros é Secretária Nacional Executiva da Academia Poética Brasileira.

02/11/2024 às 10h56
Por: Mhario Lincoln Fonte: Linda Barros
Compartilhe:
Linda Barros, imortal APB-MA
Linda Barros, imortal APB-MA
 
Linda Barros, escritora e atriz. Membro da Academia Poética Brasileira
 
“Todos os dias quando acordo
Não tenho mais
O tempo que passou
Mas tenho muito tempo
Temos todo o tempo do mundo”
Legião Urbana
 
Todos nós temos um Tempo só nosso. Todos os dias acordamos, damos graças pela oportunidade de por mais um dia estarmos de pé, com saúde e lucidez. Mas, o que fazemos com isso? O Tempo é um furacão que engole tudo e todos (nós), sem dó nem piedade. Anteontem foi setembro, ontem foi outubro, hoje é novembro e amanhã já será dezembro e o que fizemos ou o que ainda vamos fazer? Ninguém sabe, porque não temos tempo.
 
Nos versos “Tempo, tempo, tempo, tempo/És um dos deuses mais lindos” e todos o idolatram e o admiram, mas o que fazem como ele? Às vezes (mentalmente) pedimos para o Tempo parar, pois há muitas coisas a fazer e ele escorre pelos nossos dedos na velocidade da luz. Em contrapartida a humanidade caminha a passos lentos, escrava de seu próprio tempo.
 
- “Vamos à praia?”
- “Não posso, não tenho tempo”.
- “Bem que podíamos ir ao cinema esse fim de semana”.
- “Eu também, mas não. Não tenho tempo”.
- “Vamos visitar fulano de tal”?
- “Não vai dar, tô sem tempo”.
 
“Não tenho tempo”; Tô sem tempo”; “Acabou meu tempo”. “Tempo, tempo, tempo”. E o tempo gasta a sola de nossos sapatos, sem se preocupar com “o tempo”, pois ele é dono de si e de todos. Nossa preocupação fica à míngua, solitária, triste, escondida em um ínfimo lugar, sem nada poder fazer, porque o tempo nos consome como um rastro de pólvora.
 
Caro leitor, faça o que quiser com seu tempo, sem preocupação e sem pudor. Chega de se vitimizar, usando o tempo como desculpa! Chega de se lamentar, na esperança de que o tempo vá parar para socorrê-lo! Levante desse martírio chamado marasmo, não culpe os outros (ou tempo) pelo seu próprio inconformismo!
 
Na crônica O TEMPO, do magnífico Rubem Alves, há uma passagem que diz “O tempo aparece como um fruto que vai sendo comido: é belo, é colorido, é perfumado. E, à medida que vai sendo comido, vai acabando. Vem a tristeza. O tempo da vida se marca por alegrias e tristezas. Há inícios e há fins.” O que fazer? Não nos acomodar, nem esperar nada do outro, faça você mesmo seus próprios caminhos, seus próprios sonhos. O Tempo só nos acompanha, semeando oportunidades, para que aproveitemos da melhor manheira possível, alinhada ao tempo da vida, que a vida nos dar.
 
E é no “tic-tac” do relógio que paro meus devaneios por aqui, agradecendo ao Tempo que  me deu a oportunidade para esta conversa, que teve como objetivo, fazer com todos possam ter seu próprio tempo para realizar todos os seus afazeres,  e, “Sempre em frente” pois ”Não temos tempo a perder’ (Legião Urbana).
 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Márcia Há 4 semanas São Luís MAEla é incrivelmente talentosa!!
José Neres Há 1 mês São Luís - Maranhão É importante desafiar os relógios e os calendários para poder aproveitar o tempo que temos e nem nós mesmos percebemos. Ótimo texto!
Joizacawpy Há 1 mês São luís Que texto lindo, que reflexão necessária, o tempo pré isso ficou refém do relógio, horas marcadas, compromissos que nos roubam o tempo, e não t3mos todo tempo do mundo para adiar coisas simples, mas necessárias. Parabéns Linda, obrigada pelo texto.
JoselenaHá 1 mês São Luís- MaTempo até para dizer que o poema deu e dá tempo ao tempo...de dar uma olhadinha apreciando a beleza do teu trabalho. Parabéns, Linda!
ANTONIO GUIMARÃES DE OLIVEIRA Há 1 mês São LuísUma beleza seu texto! Parabéns Linda! Parabéns e felicidades e uma vida longa e próspera!!!
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias