@Editoria de Pesquisa do Facetubes
Histórias verídicas sobre o universo do crime, quando transformadas em literatura, sempre despertam um fascínio capaz de ultrapassar fronteiras. Os relatos de criminosos que, em algum momento, decidiram escrever suas próprias vivências ou reflexões após condenações, prisões e embates com a lei, encontram um público curioso em saber como funciona a mente de quem esteve “do outro lado” da sociedade.
Na França, Henri Charrière, conhecido como Papillon, alcançou fama mundial ao publicar, em 1969, o livro que levava o mesmo apelido. Ainda que afirmasse inocência na acusação de homicídio, foi o período conturbado nas colônias penais da Guiana Francesa que lhe rendeu a narrativa de fuga hoje venerada por gerações de leitores e adaptada diversas vezes ao cinema.
Nos Estados Unidos, despontaram nomes como Robert Beck, mais conhecido como Iceberg Slim, que descreveu sem rodeios a vida de um cafetão em “Pimp: The Story of My Life”, rompendo barreiras literárias e influenciando músicos e escritores ao detalhar a crueza do submundo norte-americano.
Por outro lado, a experiência feminina foi representada por Piper Kerman, cujo livro “Orange Is the New Black: My Year in a Women’s Prison” abordou não só a vivência carcerária como também as nuances de um sistema prisional falho e desumano.
Na Austrália, a voz contundente de Mark Brandon “Chopper” Read, famoso por delitos ligados a assaltos, extorsão e violência, encontrou na escrita uma forma de alimentar sua própria lenda, resultando em obras como “Chopper: From the Inside”, que lhe conferiu projeção midiática e adaptações para o cinema.
Já no Leste Europeu, o polêmico caso de Khristian Bala (foto acima) chamou atenção ao misturar ficção e realidade em “Amok”, livro que trouxe detalhes incrivelmente próximos do homicídio pelo qual ele próprio foi condenado na Polônia, envolvendo o assassinato de um empresário anos antes; a obra levantou questionamentos profundos sobre até que ponto a ficção poderia ultrapassar o limite da liberdade criativa e tornar-se pista de um crime real.
No Brasil, há quem tenha transformado longas penas em relatos crus e reflexivos, como Luiz Alberto Mendes, que passou cerca de três décadas atrás das grades e usou o ofício literário para expor a dureza do sistema prisional no contundente “Memórias de um Sobrevivente”.
O país também conheceu a escrita de William da Silva Lima, um dos fundadores da conhecida organização criminosa Comando Vermelho e autor do livro “400 contra 1”, cuja repercussão, inclusive com adaptação cinematográfica, levantou debate sobre como essas narrativas podem extrapolar a mera curiosidade e se tornar ferramentas de crítica social e reflexão sobre a realidade de presídios e favelas.
Embora a publicação de livros oriundos de personagens marcados pela criminalidade gere discussões éticas acerca da glamourização do crime, não há dúvidas de que esses relatos oferecem um prisma inquietante da vida em conflito com a lei, ao mesmo tempo em que iluminam aspectos pouco conhecidos de sistemas judiciais e penitenciários ao redor do mundo.
Assim, o interesse do público por tais relatos reais, somado à força comercial que a indústria editorial enxerga em narrativas pessoais sobre violência, tensão e redenção, mantém firme a procura por essas obras, tornando-as sucessos improváveis e temas constantes de debate na sociedade.