Mhario Lincoln*
Participar desta Antologia Internacional é mais do que assinar presença em um volume coletivo. Vai muito mais além porque é professar o Credo com a delicadeza de quem sabe que fé não é ornamento, é caminho. Quando muitas vozes se reúnem para dizer “o que me fascina em Jesus”, nasce um atlas de fé. Isto significa um mapa de travessias interiores, bússola para tempos nublados, luz de candeeiro capaz de orientar o coração quando a noite parece sem margens.
“O que me fascina em JESUS”, em prosa e verso, acolhe essa pluralidade como vocação: são 84 participantes (e-book e impresso), de Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, EUA e Suíça, compondo uma sinfonia de testemunhos em que o humano e o divino se entrelaçam sem se confundir. A concepção e a gestão editorial estão sob a responsabilidade de Élle Marques, com Comissão Editorial Internacional, e a proposta de difusão gratuita em versão digital reforça a dimensão de serviço e partilha que sustenta o projeto.
A obra celebra, ao mesmo tempo, a diversidade de olhares sobre o homem Jesus — sua vida de amor, proximidade e transcendência — e sobre o Cristo em sua divindade, mistério que eleva a linguagem e reeduca a esperança.
Desta forma, ao organizar a Antologia em seções e perspectivas, Élle preservou o valor do que cada coautor testemunha: não há uma fé em série, mas a experiência singular de discipulado, como quem escolhe seguir o Mestre com a própria voz, o próprio ritmo e a própria verdade interior.
Por isso, é justo elogiar o trabalho destemido de Élle Marques ao conduzir a curadoria desta obra internacional, que confirma que cultura também é missão — e que literatura pode ser ponte entre povos, sotaques e biografias.
Como o pastor Billy Graham diz, “com a ajuda da Palavra de Deus e do Espírito Santo, a vida cristã é vivida através de nós — o que toca diretamente o modo de pensar e criar.” Por isso, talvez, a razão mais simples — e mais luminosa — desta Antologia esteja concentrada nos versos de Tina Simbovala (Caála–Huambo/Angola), às pgs. 183 da obra: “(...) Não te vi com meu olhos, mas te sinto no ar/Na calma que vem quando tudo quer desabar (...)”.
Destarte, que esta obra siga abençoando organizadores e participantes, alcançando leitores como quem entrega uma lâmpada acesa no meio da neblina. Aleluia, eu creio!
LINK PARA LER O LIVRO: https://mundoculturalworld.lovable.app/
*Mhario Lincoln, presidente da Academia Poética Brasileira e editor-sênior da Plataforma Nacional do Facetubes
EXCLUSIVO Entrevista exclusiva com o Maestro Fernando Mouchrek em Curitiba-Paraná
LIVROS MATAM? O que você sabe ou deve saber sobre a nova tendência intelectual, “book core”?
TROVAS MARANHENSES Carlos Cunha 22.10: dia de comemorar o mestre que fez da trova uma escola de pensamento
Entrevista Histórica Após eleição para AML (2022), Lourival Serejo falou à Plataforma Nacional do Facetubes
RESENHAS MHL Elisa Lago (APB-MA): a poesia que nasce dos rabiscos e aprende a tornar-se vida
EXCLUSIVO A força do talento inconteste de GERUDE no Maranhão e no cenário nacional Mín. 15° Máx. 21°
Mín. 14° Máx. 19°
ChuvaMín. 9° Máx. 20°
Tempo limpo
Colunista Socorro Guterres COMO UM CÃO: O ABSURDO JURÍDICO EM O PROCESSO
Coluna de RUY PALHANO Dr. RUY PALHANO em texto que fala profundamente sobre a “perda do sentido e o vazio exsistencial”
Academias Brasil/Exterior Coirmãs João Ewerton celebra 50 anos de pintura e revela, em sete fases, as raízes culturais do Maranhão
Coronel Carlos Furtado De Carlos Furtado:“A DIFÍCIL ARTE DE SER POETA”