Domingo, 25 de Julho de 2021 10:09
[email protected]
Cultura LITERATURA DE CORDEL

Matéria Especial: a Literatura de Cordel/Conectando Patrimônios

Apresentando, Onã Silva. Nome literário: A Poetisa do Cuidar.

05/03/2021 11h17 Atualizada há 5 meses
180
Por: Mhario Lincoln Fonte: /cordelpatrimoniodf
Onã Silva
Onã Silva

Literatura de Corde/Conectando Patrimônios

Vale do Ribeira Ivaporunduva SAT de Comunidades Quilombolas

Em cada verso, um universo; em cada rima, um sotaque. É o Cordel em canção: das regiões Norte e Nordeste a todo o território nacional, a Literatura de Cordel também é Patrimônio Cultural do Brasil! É gênero literário, é veículo de comunicação, é ofício. E, inserido na cultura nacional desde fins do século XIX, o cordel congrega contribuições das culturas africana, indígena, europeia e árabe. Em cada verso, o inverso; em cada rima, um baque! É o tum-tum do cordel no coração.

Dependurados em varais, estão os tradicionais livretos de cordel. A capa é conhecida: entalhada à mão na técnica da xilogravura. Tem cantoria, repente, embolada, glosa e declamação. E tem em tudo quanto é canto: do Pará à Paraíba, do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Norte, Minas ao Maranhão, além de Alagoas, Sergipe, Bahia e Pernambuco. Quer saber de métrica? Quer saber de rima? Quer saber de oração? Declama com a gente:

APRESENTANDO HOJE:

Onã Silva. Nome literário: A Poetisa do Cuidar.

"Nasci numa terra poética, no reino das histórias, causos, cantorias e diversas manifestações populares, chamada Posse-Goiás. Sou escritora, cordelista, autora de literaturas sobre a arte do cuidar. Desenvolvo diversos projetos como Histórias da Enfermagem em Cordel e Quadrinhos. Sou pesquisadora do tema cultura e saúde, em linguagem de cordel, e tenho obras publicadas neste gênero literário.

Sobre a minha formação acadêmica: graduada em Enfermagem (Universidade Católica de Goiás) e Artes Cênicas (Faculdade de Artes Dulcina de Morais), Especialista em Saúde Pública (Universidade de Brasília), Mestre (Universidade Católica de Brasília), Doutora (UnB) e Pós-Doutora (Unirio). Também apresento palestras, declamo poesias, cordéis e outras atividades criativas.

Idealizei e sou Presidente da Academia Internacional de Poetas e Escritores de Enfermagem (Academia IPÊ). Participo de várias instituições literárias: no Distrito Federal, outros estados e Portugal.

Recebi diversas premiações, dentre elas o título de Recordista, homologado pelo Rank Brasil, como a escritora do 1.º livro sobre histórias da enfermagem utilizando a literatura de cordel. Em 2019 recebi o Prêmio Teixeirinha, Governo Federal, pelo trabalho realizado como mestre de cordel.

Escrevo muito. Amo escrever! São mais de 20 livros de minha autoria publicados, nos diversos gêneros literários: poesia, romance, cordel, quadrinhos, contos, literatura infantil e outros".

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba - PR
Atualizado às 09h55 - Fonte: Climatempo
16°
Alguma nebulosidade

Mín. 10° Máx. 25°

16° Sensação
7 km/h Vento
59% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Terça (27/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias