A Galinha Pintadinha (@galinhapintadinha_oficial) viralizou em 2006 e se tornou referência no mercado de licenciamento de produtos. A personagem criada pelos publicitários Juliano Prado (@julianopradoinsta) e Marcos Luporini movimentou R$ 3,5 bilhões em 2020 com conteúdos digitais e com produtos licenciados no varejo. A venda de produtos movimenta o equivalente a R$ 1,5 bilhão (40%), enquanto a outra parte vem da atuação digital, aproximadamente R$ 2 bilhões. Em 15 anos de história, a marca já presente na América Latina, Espanha e Itália busca espaço em países culturalmente mais distantes do Brasil, como Índia, Japão e China. Conheça, no link da bio ou no sotry, os números por trás da marca infantil que conseguiu sair de um viral para se consolidar no mercado. Com primeiro vídeo viralizado em 2006, a personagem criada pelos publicitários Juliano Prado (à esquerda) e Marcos Luporini (à direita) é referência no mercado de licenciamento de produtos. (Foto: Ricardo Dettmer)
Original de Beatriz Calais (Forbes Money)
“Temos galinha em italiano, francês, japonês, chinês, alemão, espanhol, português e inglês”, conta Juliano Prado, um dos criadores da Galinha Pintadinha. Esse é o resultado do projeto internacional que começou em 2013 com a intenção de ir além da música, mas vender itens licenciados e produções de conteúdo. Depois da América Latina, Itália e Espanha, a marca busca espaço em países culturalmente mais distantes do Brasil, como Índia, Japão e China. “Às vezes não dá certo. A dublagem em alemão, por exemplo, ficou bem estranha”, brinca o empreendedor. “Mas temos que arriscar para conquistar.”
Foi essa vontade de arriscar que fez com que a Galinha Pintadinha nascesse e viesse a movimentar R$ 3,5 bilhões em 2020 com conteúdos digitais e com produtos licenciados no varejo. A venda de produtos movimenta o equivalente a R$ 1,5 bilhão (40%), enquanto a outra parte vem da atuação digital, aproximadamente R$ 2 bilhões. Na América Latina, audiência mais fiel se concentra. O conteúdo da personagem é distribuído pelo Nat Geo Kids e pelo canal digital em espanhol, que conta com cerca de 12 milhões de inscritos. No Brasil, são 28 milhões de inscrições.
Em 2006, os publicitários Juliano Prado e Marcos Luporini produziram um videoclipe despretensioso chamado “Galinha Pintadinha”. Explorando uma música infantil clássica de domínio público, a ideia era fazer uma animação e apresentar para uma emissora de TV como um portfólio de seus trabalhos. Para facilitar a apresentação, eles colocaram o vídeo em uma plataforma que tinha acabado de chegar no Brasil, o hoje popular Youtube. Mas a emissora não se interessou pelo produto.
Para Prado e Luporini, que ousavam no mundo dos negócios desde o início dos anos 2000, essa resposta negativa era mais do que comum. Formado em administração, Prado chegou a ter uma empresa de cartões digitais com mensagens fofas e animadas para compartilhamento virtual, em uma época de computadores com internet discada. “Era tudo na base de tentativas e erros”, conta ele, que pouco se abalou pela falta de interesse da emissora. Na época, trabalhando em uma agência de publicidade, ele simplesmente esqueceu da existência da Galinha Pintadinha por cerca de seis meses. Quando, sem querer, entrou no canal novamente, o vídeo já tinha mais de 500 mil visualizações.
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