Para fortalecer o artesanato catarinense, a Diretoria de Emprego e Renda da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) está participando da reunião do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) no Ceará, em Fortaleza. O encontro começou nesta quinta e vai até o próximo domingo, 13.
Santa Catarina está sendo representada pelo diretor de Emprego e Renda da SDE, Diego Goulart e Alexandre Souza, coordenador de Intermediação de Mão de Obra, que é um dos responsáveis pela Caravana do Emprego no estado. Os representantes catarinenses estão participando de uma imersão junto com autoridades de outros estados brasileiros.
“O objetivo desse encontro é traçar estratégias e formalizar um planejamento em relação a políticas públicas do artesanato no Brasil e conhecer os recursos que Santa Catarina terá disponível nesse ano de 2022, além de garantir a participação do estado em feiras nacionais”, explica o diretor de Emprego e Renda da SDE, Diego Goulart.
A reunião do PAB reúne apresentações de entidades do artesanato brasileiro, espaços para discussões, visitas guiadas a projetos na região e palestras de artesãos com visibilidade no Brasil. O encontro contou com a participação do coordenador-geral de Empreendedorismo e Artesanato do Ministério da Economia, Fábio Silva.

Artesãos e a Caravana do Emprego
Uma das ações para o fortalecimento de políticas públicas do artesanato catarinense neste ano de 2022 é garantir a possibilidade de artesãos participarem da Caravana do Emprego. O setor de Artesanato e Economia Solidária da SDE está entrando em contato com artesãos do municípios onde acontecem as Caravanas do Emprego para informar a possibilidade de participação em mini feiras localizadas próximas da unidade móvel do Sistema Nacional do Emprego (Sine). A Caravana do Emprego faz parte do programa Gente Catarina e pretende aproximar ainda mais o empregador e o trabalhador.
Sobre o PAB
O Programa do Artesanato Brasileiro é gerido pela Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato da Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação, do Ministério da Economia. O PAB é responsável pela elaboração de políticas públicas em nível nacional. Para tanto, conta com a parceria das Coordenações Estaduais de Artesanato, unidades responsáveis pela intervenção e execução das atividades de desenvolvimento do segmento.
Texto: jornalista Pablo Mingoti
Economia literária Qual o melhor: publicar um livro no Brasil por uma editora nacional ou independente?
Bombíssima Mais compradores, menos leitores: equilibrar esse quadro. Esse é o grande desafio do livro impresso no Brasil
EXCLUSIVO Há quem acredite que o Brasil deve ultrapassar a marca de 10 mil títulos inéditos em 2026. Será?
Natal natalino É Natal: o que se passa na cabeça das pessoas nas grandes cidades?
Economia Dia do Empreendedorismo Feminino: Santa Catarina tem mais de 1,2 milhão de mulheres empreendedoras
Piauí Investe Piauí participa de reunião nacional e garante elaboração do Plano Estadual de Cultura Exportadora em 2026 Mín. 10° Máx. 17°
Mín. 11° Máx. 23°
Parcialmente nubladoMín. 13° Máx. 17°
Chuvas esparsas
Colunista Socorro Guterres COMO UM CÃO: O ABSURDO JURÍDICO EM O PROCESSO
Coluna de RUY PALHANO Dr. RUY PALHANO em texto que fala profundamente sobre a “perda do sentido e o vazio exsistencial”
Coronel Carlos Furtado De Carlos Furtado:“A DIFÍCIL ARTE DE SER POETA”
ACADEMIA POÉTICA BRASILEIRA Anne Carson é a 19ª mulher a conquistar o Nobel de Literatura em 125 anos de história do prêmio