Sábado, 14 de Dezembro de 2024
17°

Chuva

Curitiba, PR

Mundo #Olimpíadas

O advogado e jurista José Claudio Pavão Santana faz uma análise forte sobre o show de abertura olímpica

"Há uma humanidade que retrocedeu e nem percebeu. Se percebeu se imbecilizou e acha que vilipendiar crenças e culturas é demonstrar sinal de civilização. É uma decadência, ou como eles mesmos dizem: C’EST LA DÉCADENCE!" José Cláudio.

13/08/2024 às 17h28 Atualizada em 13/08/2024 às 20h27
Por: Mhario Lincoln Fonte: José Claudio Pavão Santana
Compartilhe:
Arte: MHLai.
Arte: MHLai.

C’EST LA DÉCADENCE!

É a esse cenário que chamam de cultura? É a essas pessoas que chamam de progressistas? É esse macaquinho que representa o Brasil? Lamento dizer: vocês são doentes.

França sempre foi sinônimo de civilização. A literatura, a música apaixonada, a alta costura, a perfumaria, enfim, o bom gosto. Mesmo com os excessos que gerações passadas acharam esquisito, como a queima de soutiens – para mencionar o mínimo- as escolas e academias sempre destacavam como exemplo aquele país-museu.

As ações libertárias como referencial icônico plantaram em minha geração a admiração de que ali era possível desafiar padrões com a certeza de que a evolução humana seria empurrada um passo adiante. Mas isso foi passado. O presente desmente o que mentira foi. Ninguém desmente verdade. Desmentir é sempre desmascarar a mentira presente em mentes verdadeiramente dementes.

O Olimpo hoje deve estar estarrecido com a imbecilização de uma nação subjugada por uma parcela considerável de um povo que perdeu a identidade e com ela o bom senso.

Sempre soube que os jogos olímpicos tinham na abertura um espetáculo de celebração e elegia às virtudes que celebram a humanidade. Já não sei o que esperar do encerramento.

Essa gente parece ser a mesma que fala em proteger florestas embora indiferente esteja com o inferno que o Pantanal e a Amazônia vivem hoje. Essa gente é a mesma que aponta o dedo e se põe acima do bem e do mal. Não o povo francês, mas parcela de celerados que passaram a destruir com discursos o que não conseguiram com as armas.

Não assisti à abertura dos jogos, mas vi picotes da tragédia que hoje compreendi o significado. Nem os gregos foram capazes de conceber.

Há um mundo doente. Há uma humanidade que retrocedeu e nem percebeu. Se percebeu se imbecilizou e acha que vilipendiar crenças e culturas é demonstrar sinal de civilização. É uma decadência, ou como eles mesmos dizem: C’EST LA DÉCADENCE!

------------------------

Autor.

JOSÉ CLAUDIO PAVÃO SANTANA: Professor Titular do Curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão. Pós-Doutorado Universidade de Coimbra ("Ius Gentium Conimbrigae") Doutor em Direito do Estado (Constitucional) - PUCSP Mestre em Direito - FDR-UFPE Professor de Direito Constitucional do Curso de Direito da UFMA Membro da Associação de Ciência Política do Estado de Nova York (NYSOSA), New York State Political Science Association Associado da Associação Brasileira de Direito Processual Constitucional Membro do IBEC Membro da AMLJ Membro da ALL Membro IMADE Pesquisador junto a CAPES-CNPQ - Grupo de Estudos de Direito Constitucional Contemporâneo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
JORGE C OLIVEIRA JRHá 5 meses CuritibaNão concordo. Eu achei bonita e diferente. Também não concordo com a decadência da cultura. O mundo é cíclico, e viver de um passado que não volta mais é paralisante. A cultura se renova e o mundo está ficando cada vez mais miscigenado onde o futuro nos revelará que a humanidade será uma só família.
Maria Nauza Luza Martins Há 5 meses Brasília/DF Que pena que não assistiu ao espetáculo de abertura dos Jogos Olímpicos em Paris. Sou suspeita pra criticar já que Paris é minha segunda cidade preferida no mundo. A primeira é Brasília onde vivo desde meus 23 anos. Observei que virou moda na Internet criticar o evento. Eu também tenho algumas críticas. Achei sofrível as vestimentas dos atletas brasileiros. Mereciam mais. Entre decadance vs elegance fico com o eterno charme de Paris. Como tudo na vida, teve muitos pontos positivos. Salve Paris
Monica Há 5 meses Curitiba Paraná Brasil Onde foi parar a dita revolução, se nossa alma está vazia?
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias