Terça, 05 de Novembro de 2024
19°

Neblina

Curitiba, PR

Brasil Resenhas de MHL

VOAR, PORQUE A LIBERDAE VOA!

Resenha de Mhario Lincoln.

15/10/2024 às 18h49
Por: Mhario Lincoln Fonte: Mhario Lincoln/Elisa Lago
Compartilhe:
Elisa Lago, imortal APB-MA
Elisa Lago, imortal APB-MA

 

*Mhario Lincoln

 

Tenho acompanhado a trajetória de Elisa Lago. Ela e seu irmão Kleber Lago - a quem reputo como um dos 10 maiores sonetistas brasileiros do século XX, recém falecido - integraram a lista dos 10 primeiros nomes convidados a integrar a Academia Poética Brasileira.

 

Assim, convidada para enviar um poema para que a incluísse na Semana das Resenhas, do Facetubes, ela me envia o maravilhoso "Coragem" que, aliás, é uma profunda reflexão sobre a liberação pessoal e a superação dos medos impostos pela sociedade.

 

Desde o início, Elisa expõe a tortura do medo que a acompanhava, um medo de infringir os preceitos rotulados pela hipocrisia social. Essas normas são personificadas em imperativos categóricos: "Isso pode! / Isso não pode! / Isso é bonito! / Isso é feio!", destacando a rigidez e a arbitrariedade das convenções sociais que limitam a expressão individual.

 

A transformação ocorre "de repente, num instante de desesperança e desencantamento", momento em que surge "um anjo" com "sorriso nos olhos e palavras animadas". Esse anjo simboliza a inspiração ou talvez uma figura que a encorajada a romper com as amarras, ensinando-a a conjugar o verbo "esperançar" — um neologismo que implica ação, movimento em direção à esperança, em vez de apenas esperar passivamente.

 

A jornada interna da poeta, imortal da APB-MA, envolve resistência e confronto com seus "monstros interiores" e "tempestades emocionais". Esse embate culmina na superação dos temores e na conquista da coragem, que lhe concede "asas multicoloridas". A repetição do verbo "voei... voei... voei..." enfatiza a sensação de libertação contínua e ilimitada, como se cada voo a levasse a novas alturas de autoconhecimento e liberdade.

 

Confesso que fiquei tão impressionado que fui buscar Clarice Lispector, que também explorou a alma humana. Em textos como "A Descoberta do Mundo", Clarice chega a desafiar as convenções sociais e encorajar a busca pela descoberta:

 

"Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome." Clarice Lispector

 

Assim como Elisa, Clarice aborda a necessidade de transcender os limites impostos pela sociedade e pelos próprios medos internos para alcançar uma forma mais plena de existência, isto é, Elisa, com sua didática exemplar e versos que voam e se transformam em chuva de sentimentos, conduz o fio reflexivo por uma jornada de autodescoberta e emancipação.

 

"CORAGEM", portanto, não é apenas um poema sobre superar o medo, mas um convite para que cada indivíduo encontre suas próprias "asas multicoloridas" e ouse voar além das fronteiras impostas.

 

Obrigado por mais essa lição de vida Elisa Lago.

 

 


CORAGEM
(Elisa Lago)

Sim, um dia já convivi
com a tortura do medo
de ferir os preceitos rotulados
pela hipocrisia social:
Isso pode!
Isso não pode!
Isso é bonito!
Isso é feio!

De repente, num instante
de desesperança e desencantamento
surgiu um anjo à minha frente
com sorriso nos olhos e palavras animadoras
e me ensinou a conjugar 
o verbo “esperançar”.

Resisti, briguei com meus monstros interiores,
enfrentei tempestades emocionais
até sobrepujar os meus temores.
Enfim, “esperancei-me” e da coragem
ganhei asas multicoloridas: voei... voei... voei...

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
ELISA LAGOHá 2 semanas São LuísObrigada pelo carinho Mônica! Voemos!!!❤️
ELISA LAGOHá 2 semanas São LuísMhario Lincoln querido, a tua sensibilidade nos encanta. Obrigada por resenhar com carinho e acurada percepção nossos acanhados versos alados!❤️
Monica Puccinelli Há 3 semanas Curitiba Paraná Brasil E isto mesmo, Elisa Lago, parabéns, soe sempre, voe e nos leve junto, se os que seguem seu voo levarem fé, mais fome ainda será esta sua rica esperança, não esqueça, estarei junto, serei parte de suas asas coloridas Um grande abraço, Monica Puccinelli
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias