Segunda, 17 de Novembro de 2025
15°C 22°C
Curitiba, PR
Publicidade

Resenha da Oração-Poema “Minha doce Yasmim e sua guerra interna, por vezes externada”

Integrará o livro “Analyse de la poésie féminine au Brésil (Resenhas).”, a ser publicado no primeiro trimestre de 2025.

21/01/2025 às 19h36 Atualizada em 25/01/2025 às 09h47
Por: Mhario Lincoln Fonte: Mhario Lincoln/ Aldrei Judite Barbosa
Compartilhe:
Aldrei Judite Barbosa/Brasil.
Aldrei Judite Barbosa/Brasil.

Por Mhario Lincoln, jornalista, poeta e Presidente da Academia Poética Brasileira

 

 "Nos poucos instantes da Anunciação, a Virgem Maria soube rejeitar o medo, embora tenha previsto que o seu “sim” lhe teria causado provações muito duras. Se na oração compreendermos que cada dia concedido por Deus é uma chamada, então dilataremos o coração e acolheremos tudo. Aprende-se a dizer: “O que quiseres, Senhor. Promete-me apenas que estarás presente em cada passo do meu caminho”. Isto é importante: pedir ao Senhor a sua presença em cada passo do nosso caminho: que não nos deixe sozinhos, que não nos deixe cair em tentação, que não nos abandone nos momentos difíceis. Conclui-se assim o Pai-Nosso é assim: a graça que o próprio Jesus nos ensinou a pedir ao Senhor". (Papa Francisco).

 

O poema-oração da jornalista e poeta Aldrei Judite Barbosa, esposa do empresário Clélio Silveira (Jornal Agora-Santa Inês) me deixou deveras emocionado. A cada verso, eu senti uma sensação imaculada de amor, carinho e Fé. Muita Fé, além de uma demonstração inalcançável – para alguns – do amor materno incondicional.

A autora, jornalista e mãe de duas filhas, expressa a força do laço que une a família, mesmo quando se depara com dificuldades tão profundas como a depressão e a busca da própria identidade. Por isso, esperava uma oportunidade para refazer a ideia básica da reflexão do ensaísta e poeta Khalil Gibran, que diz: “Vossos filhos não são seus filhos; são filhos e filhas da ânsia da vida por si mesma”.

Ora, se por um lado, Gibran destaca que os filhos “pertencem” ao mundo, tendo seu próprio destino e vontade, Aldrei Judite Barbosa, por outro – e aqui, pendo à favor - reforça, em cada estrofe de sua poesia, a certeza de que existe um vínculo sagrado entre mãe e filha – um amor que nunca se rompe, pois é sustentado por algo maior: a fé em Deus e a intercessão de Maria Santíssima.

À proporção que ia lendo esse poema-oração, entendo que Yasmim (a filha) vai sendo acolhida pela mãe com ternura, consolo e, sobretudo, esperança. Ao narrar a luta diária de Yasmim contra a depressão e os traumas vívidos, Aldrei apresenta o outro lado de Gibran: ainda que os filhos tenham autonomia e sejam livres para viver seus próprios caminhos, existe sim, e isso é fato, é realidade, um laço espiritual tão forte que deixa a família fortalecida pelo milagre da oração.

No momento em que prosseguia a leitura, minha emoção pululava e por algumas vezes, deixei que meus olhos virassem mar. Vi a importância da intercessão divina e da presença de Maria Santíssima – a quem a Renovação Carismática Católica (RCC) e muitas outras expressões da Igreja, consagram devoção.

Impossível não sentir essa abertura dos oceanos, como Moisés. Porque por meio dessa fé inquebrável, na força da oração, que a mãe acredita na recuperação e na transformação da filha. A esperança de que “Mimi volte a ser Yasmim” está diretamente relacionada à confiança absoluta de que Deus atua nos corações e realiza milagres.

Isso traz para a mesma mesa, por exemplo, Santa Teresa de Ávila, doutora da Igreja, que afirmava que "a oração é uma porta para as grandes graças que Deus quer nos". São Padre Pio, o santo frade capuchinho italiano, famoso pelos estigmas e pelas curas atribuídas à sua intercessão, defende que “a oração é a melhor arma que temos; é a chave que abre o coração de Deus”. Seu testemunho inspira até hoje milhões de fiéis a recorrerem à oração como fonte de milagres.

Assim como Santa Teresa e São Padre Pio, Aldrei Judite Barbosa e sua família depositaram sua confiança no poder da intercessão divina. Nas entrelinhas do poema, percebemos que, mesmo em meio à dor, a mãe e o pai de Yasmim jamais abandonaram a fé; pelo contrário, fortaleceram-na com orações fervorosas.

Mais uma prova indelével que existem milagres através da força da Intercessão de Maria Santíssima. A Igreja Católica, ao longo dos séculos, tem inúmeros milagres reconhecidos pela fé e pela oração. Entre eles, destacam-se casos de crianças desenganadas por médicos que sobreviveram de forma inexplicável para a ciência, mas perfeitamente explicados no âmbito da fé. 

No Brasil, outro caso, além de Yasmim, foi o do menino Lucas, que em 2013 sofreu uma queda de cerca de seis metros de altura e teve graves traumatismos. Os médicos não depositaram grandes esperanças em sua recuperação. Contudo, após um grupo de orações, pediram intercessão dos beatos Jacinta e Francisco Marto (os Pastorinhos de Fátima). Então, a cura de Lucas ocorreu de modo surpreendente.

Em 2017, a Igreja conheceu oficialmente esse milagre, possibilitando a canonização dos Pastorinhos de Fátima .

No exterior, temos o milagre que levou à beatificação (posteriormente canonização) do Papa Paulo VI . A história envolve uma gestante na Califórnia (EUA), em risco de vida e aconselhada pelos médicos a interrupção da gravidez. Em vez disso, recorreu à intercessão à Paulo VI, famoso pela sua encíclica Humanae Vitae, que exalta a sacralidade da vida. Milagrosamente, a mãe teve a gravidez bem-sucedida e a criança nasceu saudável, fato reconhecido pela Igreja.

No contexto do poema “Minha doce Yasmim e sua guerra interna...”, cada verso clama pelo amparo de Deus e de Maria Santíssima, para que a filha retorne à serenidade e reencontre sua verdadeira identidade. É um amor irrestrito que, longe de aprisionar, nutre e fortalece Yasmim.

Por isso, tenho que render minhas homenagens a Aldrei que nunca abandonou a Igreja e vem se dedicando fervorosamente ao trabalho de evangelização, atuando na Renovação Carismática Católica do Maranhão (RCC) e coordenando diversas missões de intercessão. Isso mostra que o testemunho de Fé não fica apenas no discurso, mas transborda em seu poema.

Ela própria se faz intercessora de sua filha, demonstrando em cada verso que o amor materno pode ser comparado a uma chama ardente que jamais se apagou, pois é sustentada pela fé naquela época que tudo pode. Não há dúvidas de que, para além de poeta e jornalista, Aldrei é abençoada por Deus. Sua oração-poema transcende o plano literário e torna-se um testemunho vivo do poder da intercessão divina e da força inquebrantável do amor entre mãe e filha. Esse poema-prosa que ora analiso, é uma prece repleta de emoção, esperança e devoção. É a prova de que a Fé é capaz de reverter diagnósticos e o desespero humano, de que o amor familiar é inquebrável e de que, quando se coloca a dor e a vida nas mãos de Deus, Maria e dos Santos, milagres acontecem: (...) “em Deus, sigo confiante que o amor vencerá toda dor”. (Aldrei Judite Barbosa, em “Minha doce Yasmim e sua guerra interna...”).

 

Mhario Lincoln

Jornalista, poeta e Presidente da Academia Poética Brasileira

 

O POEMA/PROSA

 

Minha doce Yasmim e sua guerra interna, por vezes externada

Aldrei Judite Barbosa

      I

Yasmim nasceu menina

Yasmim cresceu doce

Yasmim na sua doçura de menina

buscou silenciar a dor de não se sentir

pertencente ao seu corpo.

Yasmim, com seu corpo frágil,

palavras firmes e coração gigante,

sai de casa em busca da arte na moda.

 

       II

Yasmim que luta dia após dia

contra sua essência doce, meiga e cativante,

explode após dois abusos e passa por uma transformação

Yasmim, a doce e meiga, traz no olhar uma inquietação

Yasmim, já não se reconhece como Yasmim,

mas como Mimi, e segue em busca do seu eu.

 

      III

Yasmim, está com a mente doente

Yasmim, não vê nada de bom

Yasmim já não vê sentido em viver

Yasmim, grita, chora, agride a ela e aos que ama

Yasmim, não tem mais fé, nem mesmo nela

Yasmim, só vê dor e tristeza!

Yasmim recebe o diagnóstico de depressão

e transtorno, mas Mimi só tem 20 anos.

 

       IV

Yasmim pede ajuda, me abraça como na infância

Yasmim pede socorro!

Yasmim começa o tratamento,

terapia e volta para faculdade

Yasmim, segue em  tratamento dia após dia

 Mimi não estando em crise volta a ser

a doce, meiga e sorridente Yasmim de Maria.

 

              V

Mas, Mimi tem o amor dos pais e força

para ser e fazer o melhor, e reage!

Yasmim hoje, já sinaliza a busca da sanidade

e da identidade mental e emocional.

Yasmim de Maria, mesmo sendo Mimi

só vejo em você minha doce e meiga Yasmim.

Em Deus, sigo confiante que o amor vencerá toda dor

Minha doce Yasmim de Maria,

Mimi, confiança e perseverança te conduzirão

ao seu eu, e a essência que Deus te deu.

  

*Aldrei Judite Barbosa tem 50 anos, é casada, mãe de duas filhas, é colunista de Jornal, Jornalista com DRT e tudo, paranaense de Maria Helena, mas residente no Maranhão e faz com frequência a ponte aérea entre o MA e SP onde as filhas residem, ex-apresentadora de programas de TV, e com forte atuação na RCC do Maranhão, onde já coordenou e coordena missões na área de Intercessão".

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Raimunda Pinheiro de Souza FrazãoHá 10 meses São José de Ribamar Linda poesia! Espero que Deus conceda cura para Yasmim!
JaimeHá 10 meses BSB/DFEssa publicação nos toca profundamente.
Irmãs Santa Eugênia.Há 10 meses Santa CatarinaUma luta que será consagrada pelo Cristo Vivo.
Lucas VargasHá 10 meses Teresina PI"Minha doce Yasmim de Maria, Mimi, confiança e perseverança te conduzirão ao seu eu, e a essência que Deus te deu." Vou orar pra isso, aldrei.
Pe BrásHá 10 meses Belém PAQuero juntar-me à coragem dessa mãe diante de tantas coisas. Mas sempre confiente na restauração de Yasmim. Que assim seja.
Mostrar mais comentários
Mostrar mais comentários
Curitiba, PR
17°
Chuvas esparsas

Mín. 15° Máx. 22°

17° Sensação
2.06km/h Vento
91% Umidade
100% (6.31mm) Chance de chuva
05h20 Nascer do sol
06h44 Pôr do sol
Ter 23° 12°
Qua 24° 11°
Qui 26° 14°
Sex 25° 12°
Sáb 26° 13°
Atualizado às 09h01
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,31 +0,20%
Euro
R$ 6,16 +0,01%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 535,922,12 +0,74%
Ibovespa
157,738,69 pts 0.37%
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias