Domingo, 30 de Agosto de 2026 15:05
(xx) xxxxx-xxxx
Brasil CARNAVAL

O Surgimento das Marchinhas de Carnaval e a Nova Aposta para 2025.

Orquídea Santos é editora de cultura da Plataforma Nacional do Facetubes.

28/02/2025 10h53 Atualizada há 2 anos atrás
Por: Mhario Lincoln Fonte: Orquidea Santos
A Marchinha do ano
A Marchinha do ano


*Orquídea Santos, da editoria de cultura da Plataforma Nacional do Facetubes.

 

As marchinhas de Carnaval surgiram no Brasil no início do século XX, consolidando-se como o principal gênero musical da folia até meados dos anos 1960. Com um ritmo contagiante e letras carregadas de humor e ironia, elas rapidamente conquistaram o público, tornando-se trilha sonora obrigatória da festa mais popular do país. 

Continua após a publicidade

 

A primeira marchinha de sucesso foi "Ó Abre Alas", composta por Chiquinha Gonzaga em 1899, um marco na história da música carnavalesca brasileira.

 

Nos anos seguintes, o gênero se popularizou ainda mais com nomes como Lamartine Babo, Braguinha e João de Barro, que criaram canções icônicas, como "O Teu Cabelo Não Nega" e "Allah-lá-ô". Intérpretes como Carmen Miranda, Emilinha Borba e Francisco Alves se destacaram ao dar voz a essas composições, garantindo que as marchinhas fossem não apenas ouvidas, mas também amplamente celebradas nos salões e blocos de rua.

 

Mantendo essa tradição, os compositores Chiquinho França e Mhario Lincoln lançam neste Carnaval de 2025 a marchinha "A Fila Anda...", que promete sacudir a festa no Nordeste e em parte do Sul do país. A música, aborda com irreverência o impacto das redes sociais nos relacionamentos modernos.

Continua após a publicidade

 

"Isso já deu até separação", brinca Mhario Lincoln, autor da letra, destacando como o vício no celular tem gerado discussões e até rompimentos entre casais. Inspirados por esse fenômeno contemporâneo, os compositores decidiram abordar o tema de forma leve e divertida, resgatando o espírito das antigas marchinhas. A interpretação fica por conta de GIZI, a Poderosa, uma das vozes mais respeitadas do país, garantindo uma entrega vibrante e cheia de energia.

 

O desafio agora é do público: se gostar, basta compartilhar e dar o play na canção, ajudando a espalhar essa nova aposta do Carnaval 2025. Como diz Chiquinho França, produtor musical da canção: "Eu sei que você vai gostar. Vai, clica aí e ouça".

 

VÍDEO-BONUS

Continua após a publicidade

(Ouça e compartilha o link com seus amigos. ajude o Canal. Deixa um like e siga a gente).

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
ELISA LAGOHá 1 ano atrásSão LuísParabéns caro Mhario Lincoln! Excelente resgate. As marchinhas continuam sendo sensações dos carnavais. Gostei!????????????????????????????????
Wellington Reis Há 1 ano atrásSão Luís Ma Como costumava dizer o nosso saudoso compositor madredivino, Cristóvão Alô Brasil: "Eu acho é bom. Palavras que me comovem". Portanto: Viva o carnaval com suas marchinhas e seus criativos compositores.
Joizacawpy Há 2 anos atrásSão luís Que criação maravilhosa, o resgate de uma tradição musical própria do Carnaval, e o debate sobre o uso excessivo do celular. Parabéns Chiquinho e Mhario, vocês foram perfeitos!
Mostrar mais comentários
Curitiba, PR
Atualizado às 14h01
16°
Chuva

Mín. 13° Máx. 24°

16° Sensação
8.23 km/h Vento
88% Umidade do ar
100% (20.02mm) Chance de chuva
Amanhã (31/08)

Mín. 12° Máx. 18°

Chuvas esparsas
Terça (01/09)

Mín. 13° Máx. 21°

Chuva
Ele1 - Criar site de notícias