Quinta, 15 de Abril de 2021 01:52
[email protected]
Brasil ACD. BRAS. DE LETRAS

Acadêmico (ABL) Domício Proença Filho participa do quarto episódio de

Academia Brasileira de Letras/Facetubes.com.br

25/03/2021 11h46 Atualizada há 3 semanas
104
Por: Mhario Lincoln Fonte: ABL
Domício Proença Filho
Domício Proença Filho

A Academia Brasileira de Letras prossegue com o ciclo de podcasts "Como e por que ler os clássicos", gravado por seus acadêmicos e que contribuirá para a discussão sobre a introdução da leitura de obras clássicas nas escolas. O quarto episódio foi gravado pelo Acadêmico Domício Proença Filho. A apresentação do episódio e a coordenação do ciclo é feita pelo Acadêmico Antônio Torres.

Durante a emissão, o Acadêmico Domício Proença Filho define o texto clássico e comenta as formas possíveis de lê-lo “O fenômeno literário envolve a relação autor-texto-leitor, por outro lado, não há um modelo universal de leitura do texto literário. A obra literária se abre por sua múltipla significação a distintos olhares de leitores distintos. (...) A segunda pergunta: e como ler um texto literário clássico? A leitura de um texto literário envolve um amplo espaço de possibilidades, que não se exclui, antes, complementa-se. Podemos lê-lo num limite dele mesmo, numa leitura nuclearizada nos elementos intrínsecos que o integram, esta leitura centraliza-se na imanência do texto. Pode também ser lido pela via da conotação, entre outras possibilidades em sua relação com o contexto social de que é representativo, para além dos elementos que o integram; privilegia-se nessa modalidade de leitura a relação entre a literatura e o social, história, sociologia, filosofia, cultura... Podemos lê-lo também como pretexto para um passeio de nossa sensibilidade de leitores e ainda na direção do entendimento de fato da língua suporte. É possível também depreender do texto relações intertextuais.”

Todos os podcasts gravados ficarão disponíveis no site da Academia, assim como nas plataformas de streaming Spotify, Apple Podcasts, Deezer e Castbox.

">
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba - PR
Atualizado às 01h33 - Fonte: Climatempo
15°
Chuvisco

Mín. 12° Máx. 21°

15° Sensação
6 km/h Vento
94% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (16/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Sábado (17/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 23°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias