Quinta, 15 de Abril de 2021 01:23
[email protected]
Brasil RELEITURAS:2019/2002

Coluna de Mhario Lincoln (2002) e o Pensamento vivo de Domingos Tourinho (2019)

Imagens do VídeoTV do facetubes gravadas no Teatro Bumba Cultura/S.Luís-MA

04/04/2021 14h45 Atualizada há 1 semana
639
Por: Mhario Lincoln Fonte: Mhario Lincoln
Domingos Tourinho
Domingos Tourinho

#REVISTAS IMPRESSAS (Março de 2002).

Releituras de Mhario Lincoln, publicada em 2002/Março/São Luís-MA

COLUNA DE MHARIO LINCOLN/RELEITURAS

O FEMINISMO EM 2002 - No ano de 2002, a Fundação Perseu Abramo, de SP, espalhou entrevistadores por todo o País para realizar a pesquisa “A Mulher Brasileira nos Espaços Públicos e Privados”. Foram ouvidas mais de 2.500 mulheres na área urbana e rural, em 187 municípios. Uma das perguntas chamou a atenção. “Você se considera Feminista?”.  Os percentuais de resposta: Feministas, 8%. Parcialmente feministas, 14%. Não Feministas, 78%. A Sociedade é Machista, 89%. São índices individuais em cada resposta.

Chocolates Garoto (divulgação).

ADEUS GAROTO - Em 2002 foi anunciada a venda da fábrica “Garoto”, última grande fabricante nacional de chocolates, para a poderosa Nestlé. A empresa suíça tinha, na ocasião, 53,8% do mercado nacional. Os valores rondaram a casa de 1 bilhão de dólares. avisa.

MORTE POR DENGUE - Em 2002 o Brasil passou por um grave surto da Dengue. Nesse ano, 150 pessoas morreram em decorrência da doença. A explosão da Dengue fez o povo  querer participar como voluntário na briga. Na coluna de Zuenir Ventura eu li: “Diante da tragédia e em face da irresponsabilidade das autoridades, é o caso de perguntar se alguma delas tem moral para desdenhar a colaboração dos voluntários. (...) Há, porém, quem olhe com desconfiança esses movimentos e procure coibir as iniciativas espontâneas (...)”.

BILL GATES - O Mundo via pela oitava vez consecutiva, em 2002, Bill Gates como o homem mais rico do planeta. Algo em torno de 13 vezes a riqueza líquida de Joseh Safra, o primeiro brasileiro na lista da Forbes. Gates é o fundador da Microsoft, dono de quase 53 bilhões de dólares.

Lendo a Revista Época/março de 2002.

MODA - Dia 07 de março de 2002. Nesse dia, começava a mais importante Feira de Moda do Planeta, a ‘Semana de Moda de Paris’, com a presença de 4 brasileiros, um deles, o estreante Walter Rodrigues. Ele mostrou, com sucesso, a mesma coleção da ‘São Paulo Fashion Week’. Um recorde de brasileiros na França.

AS FAMIGERADAS LISTAS DOS MAIS VENDIDOS - Nas listas famigeradas dos mais vendidos, elaboradas pelas mais diversas livrarias e ratificadas pela forte mídia (de 2002), o livro “O Senhor dos anéis”, (e suas novas histórias), não saiam dos primeiros lugares. Somente em 8º lugar aparecia “O Diário da Princesa”, de Luís Fernando Veríssimo. (Ficção). No gênero exotérico, o livro “Quem mexeu no meu Queijo”, já bancava, em março, 4 semanas de liderança. Ganhou de Zíbia Gasparetto (“Quando é preciso Voltar”) e Dalai Lama (“A Arte da Felicidade”). Os Não-ficção, “Os Homens são de Marte, Mulheres de Vênus”, permaneciam em último lugar. E assim, sempre vai caminhando a humanidade....

PUBLICIDADE - O maior publicitário naquele 2002 era o ‘inigualável’ Nizan Guanaes, responsável por todas as ações da campanha presidencial de José Serra.

O ACIDENTE DO PARALAMAS - Em 2002 fez 1 ano do grave acidente de ultraleve que deixou o músico Herbert Viana paraplégico. Porém, ele voltaria a gravar, uma música instrumental, retomando a carreira, produzida em parceria com Lulu Santos.

TODO MUNDO QUER APARECER - A verba publicitária do Governo Henrique Cardoso, em 2002, chegaria a 400 milhões de reais, quando R$ 400 milhões era quase equivalente a 400 milhões de dólares, com o real valorizado.

LEMBRA DO BOULOS? - Uma frase de muita repercussão no país, em 2002, dita por Marcos Boulos, então professor titular de doenças infecciosas e parasitárias da Medicina da USP, sobre a epidemia de dengue no Brasil: “É inviável erradicar o mosquito da Dengue no Brasil”. (Portal/Frases/Época/março de 2002).

EMBÓGLIO – A mesma alta honraria que Che Guevara recebeu das mãos de Jânio Quadros, a Medalha do Cruzeiro do Sul, o ex-secretário de Estado dos EUA Henry Kissinger também receberia das mãos do presidente FHC. Porém, ‘repentinamente’, cancelou a visita ao Brasil, em 2002, porque ia ser hostilizado por grupos de defesa dos direitos humanos do Chile e Argentina, pelo fato de ser acusado por essas instituições, de ter colaborado diretamente com a máquina de repressão que atuou na América Latina nos anos 70 e 80. Alguns dos grupos haviam prometido realizar manifestações contra ele no Brasil.

UM SUPREMO/SUPREMO - Para relembrar a composição do Supremo, em 20/06/2002: Ministros, Marco Aurélio, Moreira Alves, Sidney Sanches, Sepúlveda Pertence, Celso de Mello, Carlos Velloso, Ilmar Galvão, Maurício Corrêa, Nelson Jobim, Ellen Gracie e Gilmar Mendes. O Procurador-Geral da República era Geraldo Brindeiro.

ESCÂNDALO NO FUTEBOL – Em 2002 foi acusado de suborno o presidente da Fifa, Joseph Blatter. Quem dedurou foi o vice-presidente da Federação de Futebol da Somália. Ele admitiu que recebeu 100 mil dólares para votar em Blatter, em 1988.

PÁSCOA - A verdadeira páscoa representa uma celebração judaica para relembrar o MOMENTO em que o povo Hebreu foi LIBERTADO da escravidão do Egito, após 400 anos de cativeiro. É um fato extremamente RELIGIOSO. Por isso, a importância de orações, neste dia. Deve-se passar o dia em oração e contrito por Deus salvar o povo das garras dos faraós do Egito e pedindo para que ele também nos salve das garras da peste do vírus. Esse é o clima verdadeiro da Páscoa. Feliz Páscoa para todos os amigos.

Vídeos Especiais: a palavra viva do ator maranhense Domingos Tourinho

Entrevista de 2019, no Bumba Cultura, em São Luís-Maranhão.

Direção e edição: Mhario Lincoln

Imagens: Adelman Baltazar

Produção facetubes.com.br

Apoio: Academia Poética Brasileira

"

6 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba - PR
Atualizado às 01h13 - Fonte: Climatempo
15°
Chuvisco

Mín. 12° Máx. 21°

15° Sensação
7 km/h Vento
94% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (16/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Sábado (17/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 23°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias