Domingo, 25 de Julho de 2021 10:11
[email protected]
Brasil Colunistas

"EDOMIR DE OLIVEIRA: 80 anos de mãos dadas com a PAZ", crônica especial da escritora Linda Barros

Entretenimento.

24/06/2021 18h21 Atualizada há 4 semanas
655
Por: Mhario Lincoln Fonte: Linda Barros.
Linda Barros, Edomir e Elma de Oliveira
Linda Barros, Edomir e Elma de Oliveira

EDOMIR DE OLIVEIRA: 80 anos de mãos dadas com a PAZ

LINDA BARROS

Professora, atriz e membro da Academia Poética Brasileira

       A vida é para se viver intensamente, em todos os momentos, inclusive nos seus dissabores, afinal, nem tudo são flores e nem mar de rosas. Quando nascemos, recebemos o dom da vida, cabendo a cada um de nós decidirmos o que fazer com ela. É o que se chama de livre arbítrio. E no percurso dessa jornada mágica, que é a vida, vários caminhos são traçados, e nessa linha tênue do tempo, podemos ir para onde quisermos, seja para o mal, seja para o bem. Assim o fez Edomir Martins de Oliveira, traçou e percorreu pelo caminho da bondade e da harmonia.

       Como que por encanto, o futuro embaixador da Paz Edomir Martins de Oliveira chega à vida, trazido ao mundo, no mês das fortes chuvas de abril, no dia 21, dia do falecimento da ilustre figura nacional Joaquim José da Silva Xavier, o nosso Tiradentes, herói da Inconfidência Mineira. Em uma data tão importante e enigmática não poderia ser diferente para os pais de mais um grande intelectual. Edomir de Oliveira traz em seu legado tudo que é mais puro e verdadeiro, as coisas mais simples e mais singelas que um ser humano pode alcançar: a Paz e o Amor ao próximo.

       Edomir Martins de Oliveira é advogado, ex-presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, Embaixador Universal da Paz, escritor, cronista e Vice-Presidente da Academia Poética Brasileira. De uma história intelectual que alcança os longos anos, Edomir é autor de “A Águia e o Rouxinol”, “Elementos de Direito”, “Pétalas Caídas”, “14 Momentos”, “Sobrevoando uma Vida: um legado aos 80 anos”, “Dois Discursos”, além de vários textos na área do Direito.

       Em uma de suas obras de maior destaque está “Sobrevoando uma vida: um legado aos 80 anos” de 2017, nela o autor leva o leitor a uma viagem em seu trajeto de vida, tanto pessoal, quanto intelectual. E que, embora o autor diga que “não se trata de aqui contemplar a obra com ouro e prata ou pedras preciosas, mas render homenagens a todos quantos a lerem...”, na verdade, a obra é um verdadeiro tesouro para o leitor mais atento, por conta não só sobre uma vida, mas sobre uma geração inteira.

Prefaciada por Mhario Lincoln, a biografia é carregada de sentimentos de famílias, de amigos, de antepassados e de gerações futuras. Há passagens belíssimas contadas nas palavras do Presidente da Academia Poética Brasileira, como nessa, onde ele descreve a obra de Edomir como música aos nossos ouvidos: “a desenvoltura como vão se desenrolando esses capítulos parece ressonar melodicamente, como se numa grande sinfônica, todos os ouvidos se dirigissem para um só violino, em seu solo maior”.  Na verdade, nossos escritos, se ditos em voz alta, transformam-se em verdadeiras melodias.      

Lançado em 2017, em S. Luís-MA.

Enriquecendo seus momentos literários, Edomir é recordista em mais de 60 crônicas com temáticas sobre casamentos, onde ele publica na plataforma Facetubes, tendo cerca de 10 mil leitores no Brasil e no mundo.

       Falar de amor, de paz, de harmonia, temas tão corriqueiros, é como transcender a outro mundo. São palavras que parecem tão banais no dia a dia, mas com profundos significados. São coisas ou sentimentos tão corriqueiros como esses que, apesar de serem tão comuns, muitos não dão lhes dão o devido valor. No entanto, quando se tratam de crônicas do cotidiano, Edomir as faz parecer mágicas.

       E por fim, são as palavras e as ações que definem o rumo que cada um de nós devemos tomar, e talvez seja esse o livre-arbítrio individual, traçado por Deus que nos trouxe aquele menino em um dia de chuvas de abril de forma simples. De coração bom, ele teve seu destino traçado pelas linhas do tempo, e que, como que por encanto, espalha amor e sabedoria aos vindouros. Hoje esse grande homem tem uma bela história para contar aos seus rebentos e a todos que o admiram.

11 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba - PR
Atualizado às 09h55 - Fonte: Climatempo
16°
Alguma nebulosidade

Mín. 10° Máx. 25°

16° Sensação
7 km/h Vento
59% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Terça (27/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias