Domingo, 25 de Julho de 2021 08:34
[email protected]com
Cidades Convidados

Linda Barros: "Tricampeão no Concurso de Fantasias do glamoroso Hotel Glória, no Rio, Uimar Jr. faz 62 anos"

Uimar Jr. é criador de vários personagens, incluindo a Mulher Babaçu.

11/07/2021 09h12 Atualizada há 1 semana
860
Por: Mhario Lincoln Fonte: Linda Barros.
Linda Barros e Uimar Jr.
Linda Barros e Uimar Jr.

VIDA LONGA A UIMAR JR

Linda Barros, professora, atriz e membro da Academia Poética Brasileira

O que você quer para sua vida? O que você pensa do amanhã? Você está confortável com o caminho que escolheu para si? São frases como essas, melancólicas para alguns, realistas para outros, que nos faz pensar que tudo é efêmero, mas que provavelmente, ninguém nunca se preocupou em querer saber ou mesmo respondê-las,  afinal, para que se preocupar com o amanhã, se o que vale mesmo é o hoje. E a cada dia, a cada amanhecer é sempre uma comemoração, ainda mais em tempos tão remotos quanto o que estamos vivendo.

Palavras de Gina Lollobrigida.

E é nesse dia 11 do mês 07, nos tórridos trópicos da bela São Luís, que os holofotes brilham e iluminam a vida desse ser humano, que é literalmente um monumento vivo dentro das artes e que já percorreu décadas de um caminho seguramente escolhido para levar mensagens de conscientização sobre as problemáticas do cotidiano. Estamos falando de Uimar da Gama Jr. O ator, colunista, performer e um dos maiores representantes das causas sociais e políticas da cidade dos azulejos, usa o próprio corpo para manifestar suas insatisfações a cerca das mazelas causadas pelo poder público.

Foto: Gina Lollobrigida, atriz e fotógrafa, ficou encantada com a performance de Uimar Junior (Rio) e escreveu numa revista italiana: "Como gostaria de moldar no bronze essas figuras da noite carioca. Mas quem pode esculpir a vida?"

As artes em geral, não é novidade para ninguém da devida importância que ela tem para meio artístico, cultural e literário, com o objetivo de mostrar aos visitantes a nossa devida importância, seja política ou social, já que esses monumentos refletem a identidade de um povo, de um lugar. E quantos visitantes já não passaram por nossas ruas e praças e se perguntaram onde está aquela ou outra escultura que havia nesta ou aquela praça, se dando pela ausência desses monumentos?

E é com esse olhar questionador e ao mesmo tempo de tentar solucionar esse fatídico problema, que surge em nossa cidade, Uimar Júnior, ator/performer que se dedica a emprestar seu corpo e seu talento para um único propósito: tem a árdua missão de mostrar à sociedade uma problemática corriqueira que assolou nossas praças: a retirada brusca de monumentos, tentando assim, trazer de volta “à vida” nossas  praças e seus respectivos monumentos. 

Além de inúmeras performances, o ator também participou de inúmeras peças teatrais, entre elas, Aves de arribação, ABC da cultura maranhense, Incursão a Flor do Lácio, entre outras. Seus trabalhos têm sempre o objetivo de mostrar à sociedade o que está acontecendo, como uma forma de alertar a população em geral, por um problema que está às vezes esquecido, pois, como ele mesmo diz “a arte está a serviço da humanidade” e ele usa sua veia artística “para melhorar o mundo”.

Categoria Originalidade.

Uimar Junior foi tricampeão dos famosos concursos de fantasia (categoria Originalidade) do luxuoso Hotel Glória, no Rio de Janeiro. Com essa fantasia "Chega de Meio-Ambiente-Vamos lutar por um Inteiro", Uimar é mais uma vez premiado com honras no Hotel Glória e aplaudido por ninguém menos que Clovis Bornay, também eterno vencedor dos concursos de fantasia, na categoria Luxo.

Linda Barros e Uimar Jr.

Uma das principais funções do ator é emprestar seu corpo para promover a cultura e protestar, no sentido de encabeçar pautas para alertar a sociedade sobre o real valor da arte na sociedade. E assim o faz Uimar Jr, que empresta seu talento para levar reflexão à sociedade. 

Na foto, eu com Uimar Junior, como performer de Daniel de La Touche.

Uimar ainda dá vida a Mulher Babaçu, seu eu lírico, que assim como o ator, também traz à tona não só as mazelas da sociedade ludovicense, mas também mostra as riquezas culturais.

16 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba - PR
Atualizado às 08h33 - Fonte: Climatempo
12°
Alguma nebulosidade

Mín. 10° Máx. 25°

12° Sensação
6 km/h Vento
71% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Terça (27/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias