Domingo, 19 de Setembro de 2021 01:28
[email protected]
Cidades Arte Popular

Temas regionais e folclóricos: "A Arte de Itaércio Rocha", especial para o Facetubes.

Arte & Folclore

06/09/2021 20h22 Atualizada há 2 semanas
433
Por: Mhario Lincoln Fonte: Divulgação
Itaércio Rocha
Itaércio Rocha

Itaércio Rocha, um artista autêntico, cujo trabalho é respeitado no Brasil inteiro. Hoje, o Facetubes mostra alguns dos expressivos trabalho desse artista que nasceu no Maranhão e o Brasil tomou conta dele. Como ele mesmo diz: "Caboclo somos todos nós, este gene que invadiu o sangue das gentes desde o princípio; é memória cultural que nos faz desejosos das farinhas de mandioca, mate e açaí; nossa infinita disponibilidade para a fé, a festa."

Quintal de D. Guilherminda.

A MENSAGEM DO CORAÇÃO:

Fala Itaércio (40 anos de Carreira). Em 12.agosto.2019:

Meu Quintal é terreiro do mundo!

QUINTAL DA DONA GUILHERMINA” – Um baita presentão da vida nas comemorações de quarenta anos de carreira!!! Coisa de amigos, carinhos, cuidados e alegrias! Beth Marques, há tempos atrás me convidou pra cantarolar no Bar Semente, fui, logo depois o bar abriu uma pauta para eu retornar com o show “Por Consolação”, retornei e de quebra, na mesma noite, eu , Beth, Matheus Braga e Leon Miguel fizemos o “Canturiás do Tatá”. Foi uma grande festa!!! Em seguida a Beth me falou que alguns amigos e seus filhos tinham gostado muito – naquela noite os amigos levaram suas crias, surpreendentemente o bar estava mesmo com um número muito expressivo de crianças – e me sugeriu de fazermos um formato infantil e tal e coisa e lousa e eu topei, realizamos umas experiências em uma escola e quando fechamos o repertório, surgiu a ideia de registrarmos em CD, topei de alegre, já que não tínhamos nadica de nada para tal projeto. Não é que vingou?! Brotou em terreno fértil de confiança, desejos e colaborações generosas: arranja um pouquinho, grava um pouquinho, ensaia um tantão, decide outros tantos e assim fomos por mais ou menos 3 anos. Vamos lançar agora neste dia 17 de agosto de 2019, no Manouche, aqui no Rio de Janeiro, com toda a elegância e afeto que merecemos!!!

Olha só a lista de envolvidos  no pedaço! Espia se não é luxo puro?!

Beth Marques, Gil Costa, Dudu Oliveira, Matheus Braga, Zé Paulo Becker, Serginho Castanheira, Leo Leobons, Beto Cazes, Elodie Bouny, Rita Gama Silva, Cacá Pitrez, Felipe Abreu, Marcus Bonato, Veronica d’Orey, Felipe Rodrigues, Jowjow Mourão, Edson Nayndorf e Fernando Santana.

“Quintal da Da. Guilhermina” fecha uma trilogia de espetáculos meus nestes 40 anos de carreira – o primeiro é “Baé” (1996), um pescador que se torna palhaço e sai contando histórias pelo mundo – contos tradicionais e teatro de animação, meu primeiro solo; o segundo é “Seu Bala” (2006) – Um comandante de brinquedos que apresenta congada, mamulengo, cordão de bichos e bumba boi, tudo com teatro de animação e muita cantoria, e agora “Quintal da Da. Guilhermina” – A sorridente senhora que conta de suas preocupações com os quintais do coração da gente e das necessidades de se respeitar a natureza e seus espaços mágicos do amor, novamente com músicas e bonecos!Muito obrigado a todos os que colaboraram e colaboram com este trabalho, em especial a Beth Marques, amiga querida, que disse vamos!? E ao meu fofusquelo parceiro musical Matheus Braga! Amo vocês!!!" (Facebook).

 

 

Brincanto é brinquedo e é encanto. É passado e presente cantando junto! "Em harmonia com os mais velhos, respeitando todo o saber de quem veio antes de nós, e nos permitiu o viver.”

"

Brincanto, brinquedo, encanto. Na antiga canção tudo brilha. Com muito brilho e estilo, a música Margarida deixa um recado importante: se você não colocar.

"

Se solta Saci meu dengo!!! Aquela festa gostosa na praça!!! Participação especial Gabriela Flor!

"

E MAIS:

Lua, tu és linda demais: https://open.spotify.com/track/3J26dnPd3l4IlqlTFDZ4WP?si=z-xAl6ScS6aTL9nmNN9I1w&utm_source=whatsapp&dl_branch=1&nd=1 (SPORTIFY - QUINTAL DE DONA GULHERMINA).

ÁLBUM CABOCLO (Sportify): https://open.spotify.com/album/6CENnoIUXdOvekNOPfQW6Q?si=77SrB6YDQjeMemkcjz93Gw&utm_source=whatsapp&dl_branch=1

 

Quintal da Dona Guilhermina é um musical inspirado em tradições brasileiras como toques do Divino Espírito Santo, bumba bois, cocos, cirandas, congados, maracatus e  carimbós. A protagonista da história é Dona Gui, uma velha sábia e engraçada que se apresenta através de seu quintal, seus bichos e sonhos. O espetáculo traz  mensagens sobre cuidados e carinhos com a natureza, nossas raízes, ancestralidades, sementes e pertencimentos. O quintal de Dona Guilhermina representa os quintais oníricos de cada um. Espaço onde se cultivam alegrias, desejos, belezas, alimentos, tudo o que precisamos para nos nutrir, nos encontrar e fortalecer nossa conexão com o mundo. Firme nessa pisada vem chegando o cd “No quintal da Dona Guilhermina” pra expandir a brincadeira! Clareia! Entre conosco nessa roda, quanto mais gente mais bonita fica!

"

 

4 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba - PR
Atualizado às 01h09 - Fonte: Climatempo
16°
Nevoeiro

Mín. 15° Máx. 27°

16° Sensação
7 km/h Vento
100% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Terça (21/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias