Domingo, 19 de Setembro de 2021 01:30
[email protected]
Brasil Convidados

Escritor Edmilson Sanches fala sobre um dos maiores ícones maranhenses: o professor Antenor Bogéa

Edmilson Sanches é convidado do www.facetubes.com.br

12/09/2021 13h28 Atualizada há 6 dias
157
Por: Mhario Lincoln Fonte: Edmilson Sanches
Sanches e Bogéa
Sanches e Bogéa

Grandes Talentos Maranhenses: ANTENOR MOURÃO BOGÉA

*Edmilson Sanches, convidado do Facetubes.

Neste 4 de setembro de 2021 completam-se 24 anos de falecimento de Antenor Américo Mourão Bogéa, advogado e grande talento maranhense. Nasceu em Grajaú, no dia 8 de outubro de 1909; morreu em Brasília (DF), em 04/09/1997. É patrono da cadeira nº 36 da Academia Imperatrizense de Letras, ocupada pelo escritor, poeta e doutor em Matemática Carlos Ociran Silva Nascimento.

Grande interprete e compositor, Antenor Filho.

Ele e seu filho (que recebeu o nome do pai) são mais conhecidos como Antenor Bogéa. (Antenor Filho é diplomata  -- foi adido cultural na França --, e também músico, cantor e compositor, com discos gravados em Paris, Marselha, Atenas e Rio de Janeiro).

Antenor Américo Mourão Bogéa, além de advogado, exerceu cargos e funções como (sem ordem cronológica nem de importância): promotor público em sua cidade natal e na capital maranhense, São Luís; professor catedrático de Direito Penal; prefeito de Grajaú; chefe estadual da Polícia maranhense; diretor da Imprensa Oficial do Estado do Maranhão; membro da Procuradoria Geral do Maranhão; chefe de gabinete de interventor federal no Maranhão; diretor do Serviço de Defesa Civil do estado; fiscal do estado para os serviços de infraestrutura (água, esgotos, luz, tração) e prensa de algodão; deputado federal; conselheiro e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão. Também foi presidente do Conselho Penitenciário do Maranhão e membro do Conselho Estadual de Cultura, do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, da Academia Maranhense de Letras e da Association Internationale de Droit Pénal (Paris, França). Integrou o conselho diretor da Faculdade de Direito de São e foi nomeado pelo presidente da República para uma cadeira no corpo diretor da Universidade Federal do Maranhão, onde se aposentou. 

Antenor e o Livro.

Em 1982, Antenor Américo Mourão Bogéa publicou seu livro "Encontro com o Passado" (memórias). Casado com Francisca Azevedo Bogéa, teve com ela nove filhos.

REPERCUSSÕES

---- “Obrigado pela lembrança.” (Carlos Ociran Silva Nascimento, professor, doutor em Matemática, Imperatriz – MA).

---- “Um grande intelectual, com expressiva carreira jurídica. Estive com ele em 1975 no prédio da antiga Faculdade de Direito, na Rua do Sol [São Luís – MA], quando cheguei de Belém e me inteirei dos trâmites para a transferência do meu curso da UFPA [Universidade Federal do Pará].” (Sergio Victor Tamer, doutor em Direito, São Luís – MA).

---- “Pai também de Ricardo Bogéa, Deputado Estadual e Assistente do pai na Cátedra da Faculdade de Direito. Inteligente, generoso e saudoso amigo. Convivemos muito tempo em Brasília...” (Fernando Braga, advogado e escritor maranhense, Goiânia – GO, 05/09/2017)

---- “Um belo resgate histórico! Fui estagiário de Direito da Procuradoria da Fazenda Pública Nacional –DF, onde Ricardo Bogéa era um dos procuradores. Sempre que havia um tempo nós alimentávamos os nosso papos sobre o Maranhão.” (Fernando Mendonça, juiz de Direito, São Luís – MA)

---- “Apesar de não conhecê-lo, eu e Antenor Bogéa Filho temos uma amiga em comum que reside em Nicósia, Chipre, e esta senhora sempre publica fotos e ‘slides’ das apresentações musicais de Bogéa Filho nos salões requintados da velha Europa.” (Alberto Sampaio, “em uma relação adúltera com a Pedagogia”, Açailândia – MA)

-----------------------

EDMILSON SANCHES 

[email protected]

Administração - Comunicação - Desenvolvimento - História – Literatura // PALESTRAS, CURSOS, CONSULTORIA

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba - PR
Atualizado às 01h30 - Fonte: Climatempo
16°
Nevoeiro

Mín. 15° Máx. 27°

16° Sensação
6 km/h Vento
100% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Terça (21/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias