Sexta, 15 de Outubro de 2021
18°

Chuva fraca

Curitiba - PR

Cidades Exposição

Silvânia Tamer é a marchand da exposição "Manancial de Cores", do artista visual Edymar Santos

São Luís-Ma

06/10/2021 às 12h33 Atualizada em 06/10/2021 às 14h42
Por: Mhario Lincoln Fonte: Silvânia Temer
Compartilhe:
Beija-Flor/EDYMAR SANTOS
Beija-Flor/EDYMAR SANTOS

EDYMAR SANTOS

O pintor Edymar Santos nasceu em Monte Alegre-PI, em 15 de fevereiro de 1958. Aos 16 anos inicia-se nas artes plásticas em São Luís, estudando pintura com o artista plástico Ambrósio Amorim. Em seguida, dedica-se ao estudo da arte em azulejos com o artista húngaro Nagy Lajos. Já amadurecido no campo das artes, em 1980 ele passou a lecionar serigrafia no Centro de Arte e Comunicações Visuais do Estado – CENARTE.

Silvânia e Edymar.

Edymar é considerado pela crítica especializada como um exímio artista impressionista, conceituado em Arte-Educação, Gravador, Escultor, Ceramista, Serigrafista e Restaurador. Por seu continuado e destacado trabalho no âmbito das artes plásticas, Edymar Santos, conquistou vários prêmios e menções honrosas, além de ter sido citado em livros de artes como o “Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas”, “Arte Nordeste”, “100 anos de pintura no Maranhão” e “Álbum dos 40 anos da pintura moderna do MHAMA” (Museu Histórico e Artístico do Maranhão).

Em 2014, acometido de um tumor cerebral, o artista parou de pintar para submeter-se a uma cirurgia, somente retornando em 2020 quando passou a dedicar-se a uma nova produção artística. Nessa ocasião, apresentou um primoroso estilo inovador, ao trazer para as telas uma coleção inédita de flores por considerá-las a essência da vida. A sua apreciada inspiração teve por base o seu sentimento de gratidão em face da oportunidade de (re)começar na pintura, após a sua produção artística ter sido interrompida abruptamente para tratamento de saúde.

Em MANANCIAL DE CORES, o artista traz, também, a representatividade do reino animal através da exuberante e diversificada fauna amazônica, com toda a explosão de cores que lhe é peculiar.

Silvânia Tamer - Marchande

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias