Sábado, 27 de Novembro de 2021
23°

Alguma nebulosidade

Curitiba - PR

Brasil Convidados da APB

Gonçalves Dias morreu afogado em naufrágio, no dia 3 de novembro de 1864, há 157 anos

Esquecido pela tripulação em sua cabine, durante a tragédia, morreu afogado.

03/11/2021 às 09h50
Por: Mhario Lincoln Fonte: Euges Lima
Compartilhe:
Euges Lima e G.Dias
Euges Lima e G.Dias

COMO MORREU GONÇALVES DIAS ?

Por EUGES LIMA (historiador). Convidado da APB

No dia 3 de novembro de 1864, há 157 anos,  morria o grande poeta Gonçalves Dias. Depois de uma longa e sofrida viagem da França para o Brasil, que já durava 53 dias, o poeta maranhense, que estava gravemente enfermo e que teria piorado terrivelmente nos últimos dias, estava prestes a realizar o seu objetivo, chegar ao Maranhão e rever amigos e familiares, antes de morrer.

Gonçalves Dias era o único passageiro a bordo do velho veleiro “Ville de Boulogne” que estava com uma equipagem de doze tripulantes. Porém, finalmente, quando o navio já se encontrava na costa maranhense, numa região conhecida como Baixos dos Atins, já bem próximo a então Vila de Guimarães, aconteceu o pior, às 4 horas o barco colidiu com um banco de areia e partiu ao meio.

Na confusão do naufrágio, no corre, corre da tripulação, o poeta, que já vinha em condições bem debilitadas, praticamente sem mobilidade, acabou sendo esquecido pela tripulação em sua cabine e ficou para morrer afogado. Seu corpo e os manuscritos inéditos que trazia consigo, jamais foram encontrados.

Acervo do Palácio dos Leões, S.Luís-Ma.

 

#gonçalvesdias

#eugeslima

#literaturamaranhense

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias