Sábado, 27 de Novembro de 2021
23°

Alguma nebulosidade

Curitiba - PR

Brasil Poesia & Prosa

Alice Consulin Batista de Paiva, um destaque gracioso na prosa, na poesia e na matemática

Reportagem especial.

20/11/2021 às 19h40 Atualizada em 20/11/2021 às 22h59
Por: Mhario Lincoln Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Alice com os pais
Alice com os pais

DESPONTA MAIS UM TALENTO NACIONAL

As grandes escritoras já despontam com pouca idade. Hoje eu quero apresentar a incrível Alice Consulin Batista de Paiva. 10 anos, estudante do colégio 'Master', em Campo Grande, MT, poeta e vencedora de prêmios que a escola concede para incentivar os alunos e alunas a escreverem suas histórias.

Aliás, deve-se aplaudir essa iniciativa, onde cada aluno da classe tem direito a dar sua opinião e escrever suas experiências num diário coletivo, em sistema de rodízio. No final do período letivo, as opiniões são coletadas e são distinguidos os melhores textos. Isso faz com que todos participem efetivamente do trabalho, no qual têm a sua parcela de contribuição para integrarem-se a essa interação literária, envolvendo alunos, professores e comunidade escolar. 

Tudo dentro da mais pura consciência socioambiental e de liberdade artística. Foi dentro dessa atmosfera que Alice se destacou algumas vezes.

Premio Matemática.

Como é desenvolvido o projeto

Na sala de Alice, 5ª série B, da professora Claudia Vilela, tem um Diário disponibilizado a cada estudante, por um dia. Isso em regime de rodízio, passando por todos os alunos da sala. Ao final do ano, são escolhidos os melhores textos. Dentre esses, Alice Consulin de Paiva foi a premiada em primeiro lugar.

Afora isso, ainda recebeu o Prêmio Anual de Matemática, (Destaque da Tabuada).

Por outro lado, o Colégio também reforça a idéia da poética e tenta introduzir na própria grade, a construção literária, premiando igualmente  os alunos que mais se sobressaem nesse quesito. 

Novamente nossa Alice recebeu o grande prêmio, com a poesia sobre a "Independência do Brasil", lembrando muito o gênero positivista de poesia. 

Naquela época da Independência, notou-se muitas atividades e o fortalecimento desse gênero. Um exemplo positivista é a inclusão da premissa de Augusto Comte - na frase "Ordem e Progresso" - em nossa Bandeira.

Alice com os Certificados de Premiação.

Assim, o poema de Alice, parece resgatar essa brilhante época. Leia abaixo:

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

A notícia aconteceu

E um brilho apareceu

O Brasil agradeceu

 

D. Pedro apareceu

E reconheceu

Todas as maravilhas

que ele viveu.

 

Os guerreiros são livres

O país é livre.

Obrigado D. Pedro!

 

Com os avós maternos.

As vitórias de Alice deixaram as famílias Consulin/Paiva orgulhosas. Os pais, Alexandre Batista de Paiva e Michelly Daudt Consulin de Paiva. Os avós maternos, Edgard Consulin Filho e Dea Rosane Daudt Consulin. Os avós paternos, José Batista Paiva e Sonia Paiva.

Parabéns! Com certeza, nascendo uma intelectual pré-adolescente, com talento de gente grande. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias