Quarta, 26 de Janeiro de 2022
25°

Nuvens esparsas

Curitiba - PR

Brasil Da redação

Thiago de Mello, patrono da Academia Poética Brasileira, morre aos 95 anos

Thiago é considerado um dos poetas mais influentes e respeitados do Brasil e reconhecido como um ícone da literatura brasileira.

14/01/2022 às 09h39 Atualizada em 14/01/2022 às 10h09
Por: Mhario Lincoln Fonte: Assessoria de Imprensa da APB
Compartilhe:
Thiago de Mello
Thiago de Mello

 

Morreu na manhã desta sexta-feira (14), aos 95 anos, o poeta e tradutor brasileiro Thiago de Mello. Ele faleceu na madrugada de hoje. Ainda não se sabe as causas da morte.

A informação foi divulgada por meio do twitter do escritor Sérgio Freire, com a frase “Partiu o poeta Thiago de Mello”, e confirmada nos comentários da publicação.

Amadeu Thiago de Mello nasceu em Porantim do Bom Socorro, município de Barreirinha interior do Estado do Amazonas, no dia 30 de março de 1926. Thiago é considerado um dos poetas mais influentes e respeitados do Brasil e reconhecido como um ícone da literatura regional.

O AUTOR e SUAS OBRAS

Entre as grandes obras de Thiago de Mello, "Os Estatutos do Homem" é de imprescindível leitura. Enfeixado originalmente em "Faz escuro mas eu canto", esta a primeira edição independente do célebre poema de Thiago de Mello, teve desenhos de Aldemir Martins. A partir desta publicação, o poema virou um livro independente com várias edições. O texto é uma síntese temática da lírica do escritor, versando sobre a liberdade, a justiça, a utopia e a fé no ser humano.

"Foi com base nesse poema que a Academia Poética Brasileira, em sua criação, tirou sua essência', diz o presidente da entidade, jornalista e poeta Mhario Lincoln.

Abaixo, uma sinopse da vida e obra de Thiago de Melo, publicada no site da Prefeitura de Manaus:https://vidaecultura.manaus.am.gov.br/ (vale clicar e conhecer).  

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias