Quinta, 19 de Maio de 2022

Poucas nuvens

Curitiba - PR

Cidades ENTREVISTAS

Entrevista com a Professora Linete Colares (Coordenadora do Pacto pela Aprendizagem na URE de Santa Inês)

Convidado: Imortal, vice-presidente da APB, seccional MA

07/04/2022 às 12h37 Atualizada em 07/04/2022 às 12h54
Por: Mhario Lincoln Fonte: Paulo Rodrigues
Compartilhe:
Paulo Rodrigues e Convidados
Paulo Rodrigues e Convidados

PR. Professora Linete Colares, você coordena o Pacto pela Aprendizagem em vários municípios. Fale um pouco dos métodos utilizados no programa.

LC - O Pacto pela Aprendizagem atende os 12 municípios da URE de Santa Inês, através do Regime de Colaboração. Nós Articuladoras Pedagógicas Regionais - APRs recebemos as orientações da Equipe Estadual e as repassamos aos Articuladores Pedagógicos Municipais - APMs nos Encontros realizados na Unidade Regional, momento em que planejamos o Ciclo Formativo Municipal. Quando as formações acontecem nos municípios, nós fazemos o acompanhamento e o monitoramento. Este ano as formações serão oferecidas aos Gestores e Coordenadores num período e aos professores em outro. Durante o ano oferecemos quatro formações, portanto pensamos constantemente a formação contínua. 

PR. Professora, porque alfabetizar e letrar as crianças do Brasil ainda é tão difícil?

LC- Eu considero a nível de Brasil a falta de interesse da gestão pública, embora tenhamos alguns gestores públicos comprometidos com a educação, não atende a demanda. Outro motivo é a falta ou a identificação dos professores alfabetizadores nas salas de alfabetização. As redes públicas precisam fazer uma avaliação e selecionar os professores que tem habilidade e paixão para alfabetizar e letrar e os colocar em turmas de alfabetização. O professor alfabetizador é o grande mestre artista que se encanta com cada descoberta de seus alunos, que mergulha no mais íntimo de cada estudante para entender como cada um aprende e consegue fazer com retalhos diferentes uma linda colcha do conhecimento, lembrando a comparação de Cora Coralina.

PR. Você tem muita experiência nas atividades que envolvem a educação. Qual é a importância da alfabetização para as aprendizagens na vida escolar dos estudantes?

LC - A alfabetização é a chave condutora da aprendizagem necessária na vida escolar de cada estudante. O sucesso dos estudantes depende da alfabetização, considerando que a alfabetização permite ao ser humano ampliar a visão de mundo, abrir um leque de possibilidades, adentrar nos conhecimentos científicos, viajar pelo campo da poesia, acreditar no possível e no impossível e se tornar uma pessoa realizada e feliz.

PR. A pesquisadora Emília Ferreiro disse numa entrevista para o Blog da Psicologia da Educação (31/03/2018): "considero a alfabetização não um estado, mas um processo". Você concorda?

LC - Com certeza, pois a alfabetização acontece no processo de desenvolvimento do estudante. Passamos por vários estágios ( afirmação de Piaget) , desenvolvemos várias habilidades e competências, vencendo obstáculos e adquirindo aprendizagens que nos levam à conquista da alfabetização.

PR. Deixe uma mensagem de esperança para os nossos leitores.

LC – Um dia quando em todos os Municípios, Estados e União tivermos gestores que queiram e acreditem no desenvolvimento do país através da educação e a  priorizem oferecendo aos estudantes uma Educação de qualidade verdadeiramente e não façam da educação um palco para acordos políticos partidários poderemos ter esperança de um país desenvolvido.

--------------------

BIOGRAFIA

Linete de Jesus Colares Nogueira, natural de Lage Comprida- Vitória do Mearim-Ma

Pedagoga, habilitada em Administração Escolar e Docência da Educação Básica- UFSCAR- SP

Especialista em Metodologia da Educação Básica- UVA- Sobral-CE

Especialista em Gestão de Sistemas Educacionais- PUC- MINAS

Funcionária Pública desde 1982

Professora e Coordenadora da Escola Comercial- Atuação

Gestora do Centro de Ensino Senador José Sarney – 06 anos

Proprietária da Escola Roda Viva- Ensino Fundamental

Especialista da Rede Estadual – Articuladora Pedagógica Regional do Pacto pela Aprendizagem

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias