Todo escritor tem poder dentro si.
Sim! O poder da criação. Dentro de si histórias, poemas, nascem, é um paridor de mundos e um observador nato do dia. Ah! Ser amigo de um escritor é uma aventura, pois de repente pode ser surpreendido com você mesmo em um livro ou com um poema que te toca profundamente, sendo você a fonte inspiradora, e o escritor pode ir além, transformando o impossível em possibilidade, histórias de dor em amor, versões infinitas para cada situação. Escritor é um mágico das palavras, daqueles que cria e recria encantamentos: A arte existe por que a vida não basta! Gullar carimbou a necessidade de expor nossa arte, pois apenas viver não bastaria.
O escritor não é somente o ser que vive todo tempo
no imaginário, nem aquele que necessita diante de um insight parar o carro no acostamento para anotar em um bloco ou gravar no celular uma nova história (kkkkJá fiz isso. (risos) A verdade, é que o escritor, escreve por que transborda , ou então morreria asfixiado por palavras. Dentro de nós tem um universo e o transbordar em forma da escrita é vital, e assim, na companhia das palavras que sobrevivemos, transitando em mundos reais e imaginários.
O ser escritor é muitas vezes, um ser anônimo e invisível. Observem:
Um dia, um diálogo me chamou atenção:
- Bom dia! Tudo bem?
-Qual sua profissão mesmo?
- Bom dia! E com um sorriso no rosto respondi.
-Sou Escritora!
O olhar espantado na companhia do silêncio foi quebrado com a mesma palavra em forma de pergunta em total espanto:
- Escritora???????como assim?
-Sim! Sou escritora. Escrevo histórias, poemas e tudo que vier na mente.
Inconformada a pessoa continua a perguntar insistentemente:
-Mas... mas...você trabalha com o que mesmo?
Iniciei um teste pra ver até onde a conversa iria e respondi: - Escrevendo histórias! Kkk
A resposta não a convenceu, ela sinalizou negativamente com a cabeça e continuou uma conversa sobre o ser escritor meio sem rumo e penalizada, que desanimaria escritores não convencidos da sua importância. E me disse:
- Querida! Ser escritor não é trabalho é hobby. Você se sustenta com quê??
A insistência demonstrava um desacreditar. Sabemos que não é tão simples viver dos nossos escritos, mas jamais iria concordar com o discurso daquela pessoa, e eu prontamente disse:
- Vendendo livros!
Ela abriu os olhos incrédula e disse: - Sinceramente, não acredito!
Eu dei um sorriso balançando positivamente a cabeça e ela me olhou fez um ok, virou-se irritada e seguiu...
Para muitos, escritor não é profissão. É hobby, uma distração, é um ser que escreve por viver solitário...
Puro engano! Ser escritor é nunca estar só, é emocionar-se com a vida, é ver história na rotina, é poesiar a despedida.
É navegar no tempo, é registrar qualquer momento, é ver no céu um universo mágico feito uma folha de papel.
E diante as pedras que Drummond achou e que nós escritores visualizamos, seguimos adiante escrevendo, e está tarefa não é tão simples assim, a concepção de todo escrito, embora seja a parte mais
emocionante, atrativa, entusiasta, criativa, ela requer longos diálogos com a madrugada, pesquisas, leituras de mundo, inspirações das palavras, e
depois, novos e logos caminhos para prosseguir, da organização do escrito, ilustrações, nascimento da obra e da sua chegada até o leitor. Tudo muitas vezes sem incentivo , o que é pior. Tal trajeto nos tira o sono e nos energiza ao mesmo tempo. Por amor a literatura, sobrevivemos.
E toda esta trajetória requer do escritor, além do amor, uma persistência
imensurável, é essa a linha tênue entre o insistir e desistir. E muitos desistem, engavetam sonhos, rasgam pensamentos, amassam histórias e deixam pelo caminho suas digitais, suas memórias, um pouco de si jogado no lixo, adormecidos em gavetas, e nada podem fazer para mudar o destino das folhas já impressas de si. E esta ponte entre a concepção e a publicação precisa ser atravessada, precisa ser acreditada, principalmente pelo ser escritor. De qualquer forma, precisamos ter pelo caminho incentivadores de sonhos, pois desistir é deixar de sonhar por algo que nos move.
E ao conseguirmos abraçar nossas histórias em forma de livro, temos a plena convicção que a nossa obra perpetuará e que o final das páginas será apenas o início de novas histórias.
Sabe de uma coisa? Nasci para escrever e contar histórias!!!
Bem verdade, tenho outras atividades, mas ser escritora é minha profissão. É onde me realizo. É o que amo fazer. Entendeu? ou quer que eu escreva?
REPLAY IHGM 100 anos de preservação e construção da identidade maranhense
12/10/2026 A Fé: Luiz Dernizo Caron é convidado da Plataforma Nacional do Facetubes
ESPECIAIS A Permanente Luta das Mulheres pela Quebra de Tabus na Política Brasileira
Especiais Projeto Arte em Fibra transforma saberes de mulheres maranhenses em coleção de bolsas e oportunidades de renda
CÍRIO DE NAZARÉ Do casco dos barcos às ruas de Belém: a arte ribeirinha veste o Círio e transforma tradição em renda
Especial CINEMA Sharon Stone é uma atriz, modelo e produtora norte-americana. É uma boa atriz e tem muitos filmes na carreira. Mín. 10° Máx. 19°
Mín. 10° Máx. 17°
Tempo nubladoMín. 11° Máx. 21°
Tempo nublado
Colunista Socorro Guterres COMO UM CÃO: O ABSURDO JURÍDICO EM O PROCESSO
Coluna de RUY PALHANO Dr. RUY PALHANO em texto que fala profundamente sobre a “perda do sentido e o vazio exsistencial”
Academias Brasil/Exterior Coirmãs João Ewerton celebra 50 anos de pintura e revela, em sete fases, as raízes culturais do Maranhão
Coronel Carlos Furtado De Carlos Furtado:“A DIFÍCIL ARTE DE SER POETA”