Do Livro: “Finalmente a Noiva Chegou" II
Livro de Edomir Martins de Oliveira, Vice-Presidente Nacional da ACADEMIA POÉTICA BRASILEIRA - APB
EDOMIR é tudo isso!
E (VOLUÇÃO) D (INAMISMO) O (OLHAR CLÍNICO) M (OBILIDADE) I (LUMINAÇÃO) R (ESPEITO).
PREFÁCIO
A primeira coisa que não me deixa prosseguir, se não escrever, é a condição de carinho, respeito e atenção para com meu amigo, compadre de longas datas, Edomir Martins de Oliveira, autor de “Finalmente a Noiva Chegou I”, contando histórias hilárias (ou não) sobre noivas e atrasos de noivas.
Por longos dois anos, como editor da plataforma www.facetubes.com.br acompanhei a publicação dos capítulos, hoje, transformados em obra clássica. E por qual razão é clássica? Porque foge à normalidade. Sai do quadrado e entra na condição da mesma seara de grandes cronistas brasileiros.
Na verdade, com um tema simples, Edomir conseguiu, em suas publicações semanais na plataforma do Facetubes, atingir uma média de 100 mil acessos em 12 meses, com centenas de comentários variados de Paris a Manaus, de Olinda a Liverpool (England), ratificando o poder de interação dos seus textos, com amplo trânsito entre adultos e adolescentes ou vários gêneros sócio-culturais ou mesmo religiosos.
Essa é a chave principal da ação deste cronista de mais de 80 anos. A capacidade ímpar de surfar em águas nunca dantes navegadas (pelo menos publicamente) entre segmentos significativos de leitores, com ênfase em diferenças regionais e internacionais de pensamentos e ideias.
O que mais me chamou a atenção é exatamente isso. Gregos e Troianos, Fariseus e Hititas, Negros e Brancos, Católicos, Protestantes e Afro-religiosos; todos, emanaram seus comentários diante de textos escritos por esse autor.
Um simples atraso de noivas, por exemplo, se transformou em uma crônica onde o sócio-econômico transbordava. Discutiu-se, ao longo desses 2 anos de textos publicados, que resultaram na edição, “Finalmente a Noiva Chegou”, temas como Economia, Saúde, Religião, Excessos de Drogas, Psicologia, Psiquiatria, Geriatria, Música, Culinária, Veterinária, Automobilismo, Moda, Autoajuda... isso em cima de um só único tema: casamento e atrasos de noiva.
Há quem tenha dito, em um dos comentários publicados, que o escritor era um recordista nesse gênero literário. Acredito e posso até mesmo classificá-lo de “gênero texto-unicelular”. Mutatis Mutandi, um processo igual ao biológico, onde em Meiose, a célula única se transforma em várias, tornando-se pluricelular na formação do ser vivo.
Assim é o mesmo processo (induzido) da textualização do mestre Edomir. Por isso, escrever sobre esse novo fenômeno cronical torna-me feliz, pois sei da capacidade idílica e responsável desse homem, amante de Deus, bom esposo e pai, traduzindo toda essa retidão em conselhos, motes, mediações, experiências: tudo traduzido de forma simples e objetiva, sem os rigores classudos da técnica ortográfica muito comum em pessoas maratonadas pós-oito décadas.
Parabéns, pois, caro Edomir, pelos exemplos e pela evolução digital dos seus trabalhos, provando que a maturidade nunca poderá estar somente na idade física, mas e unicamente, na ascensão do aprendizado diário e na boa vontade de subir mais um degrau na escada da evolução humana.
Jornalista Mhario Lincoln
Editor-sênior do www.facetubes.com.br