A MÚSICA COM SABOR DE CUXÁ ME APROXIMOU DE WELINGTON REIS
(*) Mhario Lincoln
"Eu, particularmente, tenho fome de tudo que
alimenta a alma. Sinto um apetite voraz por coisas
que deixam o meu coração mais feliz". (WR).
Fiquei muito feliz em reencontrar uma verdadeira obra de arte da música brasileira. O CD SOTAQUE MARANHENSE NA ARTE DE COZINHAR, produzido pelos amigos e músicos gourmets Wellington Reis e José Inácio. Esse CD foi lançado em 2004 e traduz musicalmente as receitas da culinária maranhense. Neste programa da radioweb MHLB, quem não ouviu vai ter oportunidade de ouvir "Peixe ao Escabeche na Costa da Mão", "Cuxá Orquestrado", "Peixe Frito no Samba", "Sururu Chorado no Leite de Coco", "Caruru Mina-Jeje", "Divino Doce de Calda Cacuriado no Crioula", entre outras. Uma verdadeira aula de saudade para quem está longe, como eu, da cidade natal, São Luís do Maranhão.
Tudo é belo nessa produção. Desde a capa ao designer final.
Quando ouço esse CD, além da saudade, me vem igualmente a poesia embalada pela música indescritível dos ritmos e sotaques maranhenses. Wellington Reis e José Inácio me trouxeram de volta ao terreiro, à casa de fogo de chão, das panelas de barro, dos jiraus dos temperos que só a mãe-tradição pode entender o sabor. Uma mistura rica de Índios e Negros misturando iguarias tão originais quanto esse CD de incalculável valor para o Brasil.
Cuxá Orquestrado
"Cuida, menina,
Vai pro pilão,
Tem que socar com a mão.
Se não tiver
Pilão, meu amor,
Vai no liquidificador!
(Vai no liquidificador!)"
Outro dia, lembrei que quando era colunista do "Jornal Pequeno", em São Luís-MA, havia feito uma entrevista com Wellington Reis, artista que eu acompanhava de longe e nutria muita vontade de conhecê-lo de perto. Até o dia em que tive oportunidade de me aproximar dele. Não houve surpresa. É um cara atencioso, cofundador de muitas manifestações populares e um dos primeiros a cantar no Coral da Universidade Federal do Maranhão. Um artista do bem, que só poderia produzir coisas do bem. Então, somando-se a José Ignácio ator, cantor, dançarino, pintor, compositor, designer gráfico e “performer” poético, o amigo Wellington Reis empresta sua vasta experiência de compositor, músico, poeta, produtor cultural, roteirista e, essencialmente 'chef', para costurarem, ambos, produções como "Sotaque Maranhense na Arte de Cozinhar" e alimentar o Mundo com a sinfonia do paladar, mostrando que a alimentação saudável também pode ser ingerida pelos ouvidos.
Eis o segredo dessa dupla incrível. Wellington me falou por telefone: "Bastava eu pedir pra Zé Ignácio: vamos fazer uma música sobre a Torta de Camarão'. Traz a letra. Vamos musicar no sotaque de zabumba. Ele, sabendo preparar a comida e conhecedor do ritmo, já versificava pensando, e, até mesmo já ia compondo, na marcação solicitada. Foi assim um momento de grande criatividade, sem dúvida".
Hoje, o Portal MHLB resgata o CD e vai mostrar toda uma beleza musical. Uma coisa é certa. Vamos sentir saudades, recordar momentos (quem estiver, como eu fora de SLZ), dançar, biritar, mas, principalmente, vamos sentir uma incontrolável água na boca.
Abaixo, o link do programa especial:
Mín. 5° Máx. 15°