Quarta, 02 de Setembro de 2026 16:18
(xx) xxxxx-xxxx
Brasil DIRETO DA FONTE

Direto de Fortaleza, o acadêmico AML José Neres descobre pérolas do Cordel Brasileiro

No livro Primas em Cordel (Armazém Cultural, 2018, 112 p.), 12 obras clássicas são recontadas em forma de cordel.

17/03/2023 19h18
Por: Mhario Lincoln Fonte: José Neres/Linda Barros/Fortaleza CE/Cordel
Direto da fonte
Direto da fonte

 

Autor: Prof. José Neres

Há muitas formas de fazer as novas gerações entrarem em contato com as obras clássicas. Uma delas e a adaptação dos livros em uma linguagem mais acessível e próxima dos leitores contemporâneos.

Continua após a publicidade

Foi isso que fez o professor e escritor Stélio Torquato, que publicou, em parceria com o artista plástico e ilustrador André de Miranda, o livro Primas em Cordel (Armazém Cultural, 2018, 112 p.), no qual 12 obras clássicas são recontada em forma de cordel.

Nesse livro, o leitor pode entrar em contato com uma versão popular, bem-humorada e bastante elaborada dos seguintes tesouros da nossa literatura universal: A Ilíada, Odisseia, A Eneida, A Divina Comédia, Decamerão, Dom Quixote, Romeu e Julieta, Fausto, O Corcunda de Notre-Dame, O Médico e o Monstro, Madame Bovary e O Vermelho e o Negro.

capa.

Essas releituras remetem diretamente aos livros originais, porém não buscam substituí-los, mas sim servirem de ponte para que o leitor moderno possa um dia se deleitar com o conteúdo integral de cada um desses livros.

Além de conhecimento desses livros, o autor, que também é professor universitário, demonstra grande domínio da escrita em cordel, o que deixa a leitura dos trabalhos extremamente prazerosa e dinâmica.

O livro pode ser lido por públicos variados e, sem dúvida, vem contribuindo para a formação de novos leitores.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Antonio Guimarães de Oliveira Há 3 anos atrásSão LuísJosé Neres, um verdadeiro Literatus, conhece com profundidade nossa literatura. Um escritor e poeta dedicado. Conhece e com profundidade. Saúdo o nobre poeta!
JAIMEHá 3 anos atrásBSB/DFSensacional, excelente, perfeito.
Joizacawpy Há 3 anos atrásSão Luís Realmente professor Neres uma pérola, e com seu olhar que ultrapassa a técnica e alcança um ângulo também sensível nos aguça a vontade de conhecer a obra.Que os novos leitores se encantem!
Luiz amigo do PedroHá 3 anos atrásFortaleza CearáBrigadu por estar niminha terra. Fesdta vai ser boa cumpade.
Mostrar mais comentários
Curitiba, PR
Atualizado às 13h01
18°
Tempo nublado

Mín. 12° Máx. 19°

17° Sensação
2.06 km/h Vento
59% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (03/09)

Mín. 10° Máx. 22°

Tempo limpo
Sexta (04/09)

Mín. 13° Máx. 25°

Chuva
Ele1 - Criar site de notícias