Quarta, 02 de Setembro de 2026 08:30
(xx) xxxxx-xxxx
Brasil colunistas

Poeta Alcina Maria Azevedo, colunista do Facetubes, apresenta o poeta catarinense Silval da Silveira

"O poeta e amigo Sinval Santos da Silveira, é um ser humano diferenciado dos demais", Alcina Maria

04/07/2023 09h48 Atualizada há 3 anos atrás
Por: Mhario Lincoln Fonte: Alcina Maria/Silval da Silveira
Silva & Alcina
Silva & Alcina

Alcina Maria Azevedo

 

Nota da editoria: convidada do Facetubes, a poeta Alcina Maria Azevedo apresenta o poeta Sinval da Silveira, de Santa Catarina. (Sejam bem-vindos, poetas).

Continua após a publicidade

Mhario Lincoln, poeta e jornalista, editor-chefe desta plataforma, assim se expressou sobre esse homem das letras catarinense, "(...) Sinval Santos da Silveira, o catarinense, surge como um poeta de profunda sensibilidade e matizes nuançadas. Os seus versos exalam uma pureza etérea, um testemunho inegável do seu talento inato e uma aura de sabedoria que rivaliza com a de um embaixador que escreve não só para a própria introspecção, mas para o outro, como um rumo lírico. Em suas produções, há uma conexão profunda estabelecida em um abraço caloroso - "o mesmo abraço que já foi meu".

Essas palavras passam por seu coração, transmutando-se em uma sinfonia poética que ressoa com emoção crua. Quando finalmente me deparo com os versos, "a fuga do afeto vestiu aquele louco amor de saudade. Em cada gesto, um sopro de felicidade", há emoção com a profundidade de sua alma, transbordante de sinceridade sem adornos. É como se o próprio Khalil Gibran - quando diz que a simplicidade é o último degrau da sabedoria - já tivesse expressado esses sentimentos, pois eles carregam o peso de sabedoria e percepção. Portanto, o artesanato poético de Silveira é uma tapeçaria visivelmente tecida por temas de amor, saudade e felicidade, revelando as inúmeras camadas da experiência humana. Portanto, caro amigo Sinval Santos da Silveira seja sempre bem-vindo através das mãos sábias de Alcina Maria. Aliás, quero convidá-lo a escrever em nossa Plataforma, seja prosa ou poesia, como sua anfitriã também já o faz com muita galhardia". 

***********

Capa.

A PALAVRA DE ALCINA MARIA

O poeta e amigo Sinval Santos da Silveira, é um ser humano diferenciado dos demais. Dotado de uma enorme sensibilidade e excelente conduta. Escreveu 4 livros dedicados aos quatro filhos e ofereceu um coquetel aos amigos escolhidos, ofertando seus livros, gratuitamente.

Ele chegou até onde está com muita esforço e dedicação, pois começou de baixo, subindo os degraus da vida, sem ajuda de ninguém. Fui presenteada com 4 maravilhosos livros dele, ricos e profundos, assim como é o seu enorme saber. Portanto, querido Mhario Lincoln, a seu convite para apresentá-lo a esta plataforma (www.facetubes.com.br), referência nacional em Literatura, Arte e Música, fiz um resumo de três poemas desse escritor. espero que todos se deleitem.

Continua após a publicidade

 

QUEM É SINVAL SANTOS DA SILVEIRA?

Natural de Florianópolis / SC, nascido em 01/ 11/ 1940., e    um Palácio, se  comparado  àquela  SAGRADA   MANJEDOURA,  Estudando, sempre, em Escolas Públicas, graduou-se  em Ciências Jurídicas e Sociais - Direito, pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 1968.

É Formado pela Escola de Polícia Civil de Santa Catarina, no Curso de Delegado de Polícia Civil, em 1969.  Nomeado, optou por não assumir o honroso cargo. Em 1975, prestou  concurso para o Cargo de Procurador Federal. Aprovado  e  nomeado, exerceu a  Função no, então, DNER, hoje DNIT, até a sua aposentadoria. Criou o BLOG CORAÇÃO TAGARELA e lançou quatro (4) livros de Poemas e  Contos Poéticos.

 

POESIAS

Continua após a publicidade

Um excerto de um dos  livros dele que diz:

1 - TAÇA VAZIA

"(...) a fuga do afeto vestiu aquele louco amor de saudade. Em cada gesto, um sopro de felicidade/ A taça cruel da infelicidade, nenhuma gota de saudade restou Está vazia! (...)".

 

2 - SÓ PRECISAVA DE UM ABRAÇO.

Autor: Sinval Santos da Silveira.

 

Olhei em seus olhos e pedi um abraço.

O mesmo que já foi meu.

Por mais que me humilhasse, negou.

Ferido em minh'alma, caminhei sem destino.

No varal, estendida ao vento, a camisola branca me dava adeus.

Com o coração em pedaço, lavei os olhos no riacho.

Hoje, naquele varal, ao sabor do sol e do vento, 

escuto um forte lamento, implorando por minhas roupas secar!

 

ALMA VAZIA

Autor: Sinval Santos da Silveira.

 

Encontrei-me com ela, num supermercado, em meu bairro.

Ainda está bonita e atraente.

A conversa durou quase uma hora.

Explicou-me que seu ex-marido, meu amigo, realmente,

é " o melhor homem do mundo".

Foi muito feliz, durante o período em que, com ele, conviveu.

Mas não tem vocação para uma vida a dois, tão monótona.

Sentia-se num presídio, sem liberdade. Necessita viver intensamente.

A cada dia, uma novidade...é feliz desta forma.

Perguntei-lhe se o seu segundo casamento vai bem.

Disse-me que está no quinto casamento, e também não vai bem.

Perguntei-lhe o que estava procurando?

Respondeu-me: "  NADA. Quero simplesmente ser assim, livre, 

liberdade absoluta. Um casamento hoje, outro amanhã.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Sinval Santos da SilveiraHá 3 anos atrásFLORIANÓPOLISO POETA SINVAL SILVEIRA COMENTOU: Amiga,Alcina, Digna ESCRITORA /POETISA ! Ainda zonzo pelas emoções, externo, ou tento externar, profundo agradecimento a ti, e ao Ilustre e consagrado MHÁRIO LINCONL, Homem das Letras, Semeador da Cultura. Cada poema e conto poético que publicar em meu Blog, fora dos que constam nos livros, com o maior prazer encaminharei a ti para ,por gentileza, reencaminhar à apreciação do Presidente MHÁRIO LINCONL, que dará a destinação que entend
Alcina Maria Silva AzevedoHá 3 anos atrásCampinas SPO facetubes é uma plataforma que prima pela qualidade de publicação de talentos.Hoje, ela está apresentando o notável poeta Silval S da Silveira. Esse autor é notável! Sou uma grande admiradora dos seus escritos.
Maria JuliaHá 3 anos atrásSão PauloAlcina sempre descobrindo talentos.
Lucas VazHá 3 anos atrásrio de janeiroParabéns aos poetas de Santa Catarina.
Mostrar mais comentários
Curitiba, PR
Atualizado às 07h01
10°
Tempo nublado

Mín. 12° Máx. 19°

10° Sensação
1.54 km/h Vento
97% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (03/09)

Mín. 10° Máx. 22°

Tempo limpo
Sexta (04/09)

Mín. 13° Máx. 25°

Chuva
Ele1 - Criar site de notícias